O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, neste domingo (6), o Processo de Eleições Diretas (PED) para a escolha das novas direções municipais, estaduais e nacional. Em Pernambuco, os candidatos à presidência estadual da legenda são o deputado federal Carlos Veras e o ex-deputado federal Fernando Ferro. O resultado oficial da votação deve ser divulgado até às 14h desta segunda-feira (7).
De acordo com a Secretaria de Organização (SORG) do partido, 180.228 filiados estavam aptos a votar em Pernambuco. No cenário nacional, o número chegou a 2.959.823 filiados. Caso seja necessário um segundo turno em algum estado ou município, a nova votação será realizada no próximo dia 20 de julho.
O presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, ressaltou o caráter democrático do processo. “É dia de eleição direta, um momento fundamental que mobiliza nossa militância e fortalece a organização do partido. Essa mobilização é o primeiro passo na preparação do nosso time para a disputa eleitoral do ano que vem”, afirmou.
Carlos Veras, representante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), afirmou estar confiante na vitória. Para ele, a candidatura é sustentada por uma construção coletiva que envolve lideranças partidárias, sindicais e sociais. Veras também defendeu o fortalecimento das bases do partido e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026.
Já Fernando Ferro, da corrente Avante PT, demonstrou otimismo com o processo e destacou o engajamento da militância. Ele defendeu maior autonomia do partido em relação a outras siglas e políticas como a taxação dos super-ricos e a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil.
No Recife, a eleição para a presidência do diretório municipal também foi realizada neste domingo. Estão na disputa o vereador Osmar Ricardo, o ex-vereador Jairo Britto e o cientista político Pedro Alcântara.


