A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), alerta que um grande número de famílias teve seus benefícios sociais bloqueados devido à falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico).
De acordo com a equipe técnica da pasta, muitas pessoas estão com o cadastro desatualizado há mais de dois ou até três anos, o que levou ao bloqueio automático de programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“A atualização cadastral deve ser feita a cada dois anos ou antes, caso haja mudança de endereço, renda ou composição familiar. Infelizmente, muitos beneficiários só procuram atendimento após o bloqueio”, explica Erinaldo Alves, coordenador do CadÚnico em Juazeiro.
A gestão disponibilizou a Agenda Online, onde 1.375 agendamentos foram feitos nos últimos 15 dias. Mesmo assim, os atendimentos nos equipamentos da assistência social continuam sobrecarregados.
A orientação da Sedes é clara: não esperar o benefício ser bloqueado para buscar atendimento. A atualização deve ser feita dentro do prazo para garantir a continuidade dos auxílios.
O próximo período de agendamento online será aberto no dia 18 de julho. O atendimento no CadÚnico ocorre das 8h às 17h, exclusivamente com agendamento. Para melhorar o acolhimento, a sede do serviço terá a estrutura ampliada, com mais cadeiras para o público.
Além da sede do CadÚnico, os CRAS dos bairros João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro, Malhada da Areia e Kidé também realizam atendimentos, das 8h às 14h, mediante agendamento prévio.


