O Governo Federal anunciou nova mudança no calendário de vacina. A partir de hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina meningocócica ACWY para crianças com 12 meses de idade. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite.
Até então, o esquema vacinal infantil contra a doença incluía duas doses da vacina meningocócica C, distribuídas aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço com o mesmo imunizante aos 12 meses. Com a atualização, esse reforço será substituído pela vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos: A, C, W e Y.
A vacina ACWY já era ofertada na rede pública para adolescentes entre 11 e 14 anos, em dose única ou como reforço, de acordo com o histórico de vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, crianças que já tomaram o reforço da meningocócica C aos 12 meses não precisam ser revacinadas com a ACWY. No entanto, aquelas que ainda não receberam essa dose poderão ser vacinadas diretamente com a nova versão.
De acordo com dados da pasta, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite em 2025 até o momento. Desses, 1.731 foram do tipo bacteriana, 1.584 do tipo viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Além da ACWY, outras vacinas oferecidas pelo SUS também auxiliam na prevenção de formas graves da doença, como a BCG, penta e as pneumocócicas 10, 13 e 23-valente.


