Pernabuco gera mais de 10 mil empregos em maio e alcança segundo melhor resultado do Nordeste

por Carlos Britto // 01 de julho de 2025 às 11:00

(Foto: Reprodução) – arquivo Blog

Pernambuco encerrou o mês de maio de 2025 com um dos melhores desempenhos do país na geração de empregos formais. De acordo com os dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (30), o estado registrou 9.754 novos postos com carteira assinada, o maior saldo para o mês desde o início da série histórica em 2020.

O resultado representa um crescimento de 106,48% em relação a maio do ano passado, quando foram criadas 4.742 vagas. Com esse desempenho, Pernambuco ficou na segunda posição entre os estados do Nordeste, atrás apenas da Bahia (12.858), e superou toda a região Sul do país, que somou 7.117 vagas. No ranking nacional, o estado ocupa o quinto lugar, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Entre os setores que mais contribuíram para o saldo positivo estão Serviços (+5.386 vagas), Indústria (+2.026), Agropecuária (+872), Construção (+865) e Comércio (+604). O salário médio de admissão em Pernambuco ficou em R$ 1.904,44.

De janeiro a maio de 2025, o estado já acumula 19.971 novos postos formais de trabalho, crescimento de quase 10 mil em relação ao mesmo período de 2024. Desde o início da atual gestão estadual, já são 131.044 empregos com carteira assinada gerados.

Para a governadora Raquel Lyra, o bom resultado reflete os esforços do Governo de Pernambuco em incentivar o empreendedorismo, promover a qualificação profissional e investir em infraestrutura. “Estamos trabalhando para gerar oportunidades para os pernambucanos, e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, também celebrou os números: “Isso mostra que as ações de atração de investimentos e melhoria do ambiente de negócios estão impactando diretamente na vida dos pernambucanos.”

O Novo Caged é o sistema que reúne dados de admissões e demissões em tempo real e permite o cálculo do saldo de empregos formais no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Pura nostalgia. Meu vô Ariston trabalhou na RFF, ainda guardo na minha memória este tempo tão raro e precioso. Ele…