Em menos de 6 meses, reconhecimento facial na BA captura 1.133 foragidos e bate 2024

por Carlos Britto // 26 de junho de 2025 às 11:00

Foto: Márcia Santana/SSP-BA

Em menos de seis meses, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu a marca de 1.133 foragidos da Justiça alcançados em 2025, ultrapassando os números registrados em todo o ano de 2024. O índice de capturados cresce desde a sua implementação, em 2019, com ampliação significativa a partir de 2023, com 680 prisões, seguido pelo ano 2024, com 1.132 prisões.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a ferramenta auxilia o trabalho das forças policiais. “É importante frisar que todas as prisões foram realizadas sem o uso da força, ressaltando a importância da tecnologia”, reforçou.

Salientou ainda a dedicação dos profissionais da Segurança. “Agradeço a cada policial, bombeiro e servidor administrativo da SSP pelo empenho diário. Seguiremos com força, foco e fé na missão de proteger”, declarou Werner.

Foragidos

Além de alcançar criminosos de diferentes cidades baianas, o reconhecimento facial também auxiliou na prisão de procurados de outros Estados. Entre os presos aparecem homicidas, latrocidas, traficantes, procurados por estupro, formação de quadrilha e diversas outras modalidades criminosas.

Implementação

A ferramenta foi implementada como projeto-piloto em Salvador, em 2019, passou por ampliação e chegou a mais de 80 municípios baianos. O serviço também é ofertado de forma itinerante com emprego de Plataformas Elevadas de Observação.

A tecnologia também é largamente empregada em grandes eventos e festas populares, como festejos juninos, carnaval, tracionais lavagens e feiras, na Capital e no Interior do Estado, além de eventos em celebração a passagem do ano.

Em menos de 6 meses, reconhecimento facial na BA captura 1.133 foragidos e bate 2024

  1. O povo tá de olho disse:

    Gente, os verdadeiros bandidos do Brasil, não precisa de equipamentos sofisticados para sua identificação, todos os dias eles estão na mídia falada, escrita e televisão nada, todos os dias não, todas as horas do dia, seja lhes roubando, seja drogados, a propósito, como que você vai combater as drogas se você é um drogado? Vocês ainda não se perguntaram porque um político que sabiamente consome drogas ainda permanece no cargo? E bom perguntar.

  2. Sempre Atento disse:

    Garanto que não pegou nem um político,eles são livres para roubarem e ficarem livres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Pura nostalgia. Meu vô Ariston trabalhou na RFF, ainda guardo na minha memória este tempo tão raro e precioso. Ele…