Casa Nova: MPBA denuncia construtora e empresário por crimes ambientais

por Carlos Britto // 19 de junho de 2025 às 16:37

Foto: Ascom MPBA/divulgação

Ilegalidades identificadas no processo de licenciamento ambiental do Loteamento Residencial Enseada das Dunas em Casa Nova, Norte da Bahia, levaram o Ministério Público (MPBA) a denunciar à Justiça a construtora Terra Santa Ltda, seu representante legal e o ex-superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Casa Nova, Isael Amaral Assis Batista. Segundo as apurações, o empreendimento foi instalado irregularmente na região das Dunas do Velho Chico, às margens do Lago de Sobradinho (BA), na zona rural de Casa Nova.

O MPBA apurou que a construtora e seu representante legal cometeram crimes ambientais, elaborando e apresentando estudos e relatórios ambientais falsos para conseguirem as licenças. Os documentos tinham a assinatura da engenheira Daiane Sampaio Almeida, que negou ao Ministério Público a autoria. A construtora inclusive promoveu parcelamento irregular do solo e afirmou falsamente que o empreendimento estava situado fora de Área de Proteção Ambiental (APA), conforme registram os promotores de Justiça autores da denúncia, Patrícia Camilo Silva, Heline Alves, Luciana Khoury, Adriano Nunes, Alan Cedraz, Gabriela Ferreira, Samory Pereira e Thomas Bryann Nascimento.

Ainda segundo os membros do MPBA, o empreendimento está localizado sobre depósitos eólicos, que são o substrato das dunas, sendo que a Constituição Estadual da Bahia caracteriza área de duna como Área de Preservação Permanente (APP). Já a conduta ilegal do ex-superintendente da Agência de Meio Ambiente, Isael Batista, estaria relacionada à concessão de licença ambiental unificada ao empreendimento, caracterizando-o como de micro porte, em desconsideração à sua real dimensão. Com isso, assinala a denúncia, o ex-superintendente negou a incidência de decreto estadual que exige aos empreendimentos de médio porte, licença trifásica – e não unificada –, precedida de estudo de impacto. Ao conceder a licença, Isael Batista infringiu ainda outros dispositivos legais. O Blog deixa espaço aos citados na denúncia, caso desejem dar sua versão para o fato.

Casa Nova: MPBA denuncia construtora e empresário por crimes ambientais

  1. Sempre Atento disse:

    Alguém comeu dinheiro para deixar construir,pode ir atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…