PF-PE investiga atuação de gupo criminoso do Agreste do Estado

por Carlos Britto // 17 de junho de 2025 às 08:50

Foto: PF/divulgação

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, por meio da delegacia no município de Caruaru (Agreste Central), deflagrou na manhã de hoje (17) a operação ‘Velatus’, com a finalidade de apurar a prática de desvios de recursos públicos relacionados a contratos celebrados entre prefeituras do Estado e uma organização da sociedade civil e empresas privadas para o fornecimento de mão de obra terceirizada. As investigações tiveram início em 2021, a partir de irregularidades apuradas pela Controladoria Geral da União (CGU) durante a execução do programa de fiscalização de entes federativos do Estado.

Segundo a PF-PE, somente entre os anos de 2019 e 2024, a entidade investigada recebeu pagamentos superiores a R$ 662 milhões de diversas prefeituras pernambucanas, sendo ao menos R$ 431 milhões custeados com recursos federais. Os serviços supostamente prestados pelas investigadas eram, majoritariamente, de fornecimento de mão de obra para emprego na área de saúde.

Ao todo, 80 policiais federais e oito servidores do quadro técnico da CGU estão dando cumprimento a 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Garanhuns, Caruaru, Terezinha e Bom Conselho (todos no Agreste), expedidos pela 23ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, que determinou também a proibição dos investigados manterem contato entre si e se ausentarem da Comarca que residem sem autorização judicial.

Os crimes investigados são de fraude de licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro – cujas penas máximas, somadas, podem ultrapassar 20 anos de reclusão. O nome da operação é uma alusão ao suposto modus operandi da organização e das demais pessoas envolvidas, que realizam suas atividades de modo aparentemente velado, encoberto, escondido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários