Seca: Produtores do Norte baiano recebem milho para seus rebanhos

por Carlos Britto // 14 de junho de 2025 às 14:52

Foto: Amanda Ercília/GovBA

Pequenos produtores do município de Santa Brígida, no Norte da Bahia, foram os mais novos contemplados pelas ações do governo do Estado para minimizar os prejuízos causados pela estiagem. As medidas emergenciais incluem distribuição de ração, água e entrega de equipamentos.

A iniciativa faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento à Seca 2024/2025, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O investimento supera os R$ 26 milhões, beneficiando mais de 200 municípios. Também estão sendo cedidos tanques-pipa, tratores e retroescavadeiras para ajudar no trabalho em municípios com decreto de emergência homologado.

Desde junho do ano passado que a gente estava sem chuva, e esse milho chegou num momento que nós estávamos muito necessitados”, afirmou Manoel Dionísio, da comunidade Morada Velha, que agradeceu o milho enviado para alimentar seu rebanho de vaca leiteira.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, revelou que a orientação do governador Jerônimo Rodrigues é realizar ações que mitiguem os efeitos da seca. “Estruturamos com os municípios e as comunidades para conviver com essa dinâmica. Estamos entregando 250 mil sacas de milho, carro-pipa, e outros equipamentos de preparo do solo e de limpeza de aguada. A ideia é que a gente vá estruturando os municípios e consórcios para conviver com o momento que nós estamos passando”, pontuou.

Até o início do mês de junho, a CAR já entregou 80.685 sacas de milho para famílias que criam caprinos, ovinos e bovinos, e outras 169.315 sacas estão a caminho, armazenadas em 12 polos de distribuição, com galpões localizados nos municípios de Juazeiro, Irecê, Ibotirama, Barra do Choça, Chorrochó, Senhor do Bonfim, Caetité, Ribeira do Pombal, Capim Grosso, Seabra, Jacobina e Feira de Santana. Aqueles grãos que não forem retirados pelas prefeituras aptas, serão redirecionados para reforçar o estoque de outras cidades. Além de garantir a alimentação animal, o grão ajuda a reduzir custos para os criadores, fortalece a produção e permite que eles mantenham vivas atividades fundamentais, como a criação de gado, cabras e ovelhas.

Medidas estruturantes

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, paralelamente às ações, o Estado realiza investimentos estruturantes. “Essa ação foi necessária porque a gente teve uma estiagem não prevista e isso requereu do Estado uma ação emergencial. Mas o governo do Estado vai lançar o projeto Sertão Vivo, que vai atuar nos municípios do semiárido. Em paralelo, já estão acontecendo muitos investimentos estruturantes. A Bahia é um dos poucos estados que tem um plano de convivência com o semiárido, tem uma política estabelecida de convivência com o semiárido e tem um plano já de execução das políticas públicas”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…