Websérie resgata memórias de cidades sertanejas através de seus monumentos históricos

por Carlos Britto // 11 de junho de 2025 às 21:35

Fotoarte: divulgação

Já está disponível no YouTube a websérie ‘Nosso Patrimônio, Nossa História’, que faz uma verdadeira viagem pelos Sertão pernambucano a partir de seus monumentos e memórias. Em seis episódios, o projeto percorre 18 localidades, revelando histórias, tradições e o vínculo afetivo das comunidades com seus patrimônios culturais. O acesso é gratuito no canal youtube.com/@portalculturama.

A série documental passa pelos sertões do São Francisco, Moxotó, Itaparica, Central, do Araripe e do Pajeú. Segundo a diretora Ana Carla Nunes, a proposta foi dar voz ao povo e valorizar o que há de mais simbólico nos territórios. “Nós cruzamos muitas estradas do Sertão pernambucano, e a cada encontro fomos registrando as memórias do povo ao redor dos nossos patrimônios históricos. Agora, convidamos a população a embarcar nessa aventura com a gente assistindo nossos episódios”, afirma.

O primeiro episódio apresenta a história de Petrolina, a força da comunidade do Caboclo (Afrânio) e a fé do povo de Cabrobó. São casarios antigos, museus, igrejas históricas e espaços que guardam e representam a identidade de seus habitantes.

Além da exibição online, a série foi apresentada em seis escolas públicas da região, acompanhada de rodas de conversa com os realizadores. Como ação de inclusão, todos os episódios contam com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A websérie é uma realização do Culturama com a Pipa Produções e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Edital Funcultura Geral 2020/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…