Em Sobradinho, ‘Caravana Bahia’ Sem Fogo mobiliza estudantes

por Carlos Britto // 04 de junho de 2025 às 09:22

Foto: Ascom Sema-BA/divulgação

No Dia da Educação Ambiental, celebrado terça-feira (3), a Caravana ‘Bahia Sem Fogo’ reforçou seu compromisso com a construção de uma cultura de prevenção nas escolas. Em Sobradinho, no Norte da Bahia, a comitiva estadual realizou atividades educativas com os estudantes do Colégio Estadual Vila São Joaquim e da Escola Estadual Chico Mendes, integrando palestras, oficinas e plantio de mudas como forma de diálogo com a juventude sobre os riscos e responsabilidades no uso do fogo.

A ação marcou o segundo dia da terceira etapa da Caravana e envolveu uma atuação articulada entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Secretaria da Saúde (Sesab), a Defesa Civil Estadual (Sudec), o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e brigadas voluntárias. Cada órgão compartilhou com os estudantes aspectos práticos e preventivos relacionados à sua área de atuação, promovendo uma escuta ativa e participativa com os alunos.

No turno da manhã, os estudantes do Colégio Estadual Vila São Joaquim participaram de uma roda de conversa que tratou das causas e consequências dos incêndios florestais, especialmente em períodos de seca. Durante o encontro, o Corpo de Bombeiros explicou técnicas de manejo controlado, como o uso do aceiro, e a importância de evitar queimadas em áreas com vegetação seca.

Uma orientação que os bombeiros passaram é de que, se for preciso queimar alguma coisa, deve-se fazer um círculo de areia em volta para o fogo não se espalhar. Também não pode ser perto de mato seco. Isso foi muito importante pra mim, porque agora já sei como prevenir um incêndio e vou conversar com minha família sobre isso”, contou o estudante André de Lima Cedro, do 2º ano C.

Os alunos também participaram do plantio de mudas de Ipê-rosa no entorno da escola, reforçando o vínculo com o território e o cuidado com o bioma Caatinga. Para a estudante Tainara Cristina Matias, do 3º ano B, a experiência trouxe um novo olhar sobre o papel de cada um na preservação ambiental. “A sensação que eu tive é de que também estou contribuindo para o meio ambiente. A gente ouviu sobre os benefícios e malefícios do fogo, como ele pode ser útil na cozinha ou perigoso quando descontrolado. Foi uma conversa importante, porque às vezes a gente nem pensa nisso no dia a dia”, destacou.

Impacto positivo

A coordenadora pedagógica da escola, Estela Sanjuan, destacou o impacto da atividade para além da sala de aula. “É um privilégio ter a Caravana aqui conosco, ainda mais na Semana do Meio Ambiente. Essa vivência desperta nos alunos o desejo de também serem cuidadores do meio ambiente. Eles saíram da palestra mais atentos, mais interessados, prontos para levar esse aprendizado para casa e para a comunidade”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…