Coluna da Folha: O desespero pela saúde e a prioridade da festa

por Carlos Britto // 04 de junho de 2025 às 07:00

Foto: Ascom HDM/Ismep divulgação

A saúde pública em Petrolina pede socorro e as cobranças a classe política inteira se acentuaram nos últimos dias. Depois das cobranças dos cidadãos pela cidade não ter um atendimento adequado na área de cardiologia onde pacientes da principal cidade do Sertão, infartados, têm que viajar ate 500 km em busca de socorro, agora o Hospital Dom Malan (HDM), referência no atendimento infantil, vinculado à rede estadual de saúde, registrou aumento de 329% no número de atendimento a pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas Graves entre os meses de fevereiro a maio deste ano. Um número absurdamente alto e assustador.

Maio foi o mês de pico nos atendimentos até agora. Foram 1.541 atendimentos no PSI somente a pacientes com sintomas de doenças respiratórias, do total de 2.793 atendimentos realizados no período, chegando a uma taxa de ocupação de leitos de 220%. Ou seja: 120% que o hospital suporta.

Até o momento político nenhum, de qualquer esfera, se manifestou em defesa da comunidade apesar da grita ter se intensificado nos últimos dias na mídia inteira do município.

Talvez o milho, a canjica e as caríssimas atrações dos festejos juninos sejam uma prioridade maior do que o pobre povo que padece nas filas ou perde suas vidas na estrada antes de chegar a um atendimento possível.

Investigação Eleitoral

O Ministério Público Eleitoral, pela Promotoria da 31ª Zona Eleitoral de Pernambuco, pediu a inelegibilidade de oito anos para a ex-prefeita de Amaraji (Mata Sul), Aline de Andrade Gouveia (PSB), por abuso de poder político nas eleições de 2024. Entre as irregularidades, estão contratação irregular de servidores, promoção pessoal em redes sociais e distribuição ilegal de benefícios sociais. Além da multa, o MPE encaminhou o caso ao Ministério Público Estadual para apurar possível improbidade administrativa.

Alianças Fortes

O pré-candidato a deputado federal Marcelo Gouveia (PODEMOS) segue ampliando seu projeto político na Mata Norte com o apoio do vereador Gideão da Kombi (PL) e de Gabriel Planta (PSB), ambos de Nazaré da Mata. Essas lideranças locais reforçam a base de Gouveia, que busca destacar-se pela escuta ativa e compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco. Enquanto muitos políticos se perdem em promessas vazias, Gouveia aposta em alianças sólidas e diálogo próximo às comunidades. Agora, resta saber se esse entrosamento local conseguirá se traduzir em resultados concretos na Câmara Federal.

Coluna da Folha: O desespero pela saúde e a prioridade da festa

  1. Sempre alerta disse:

    Ninguem sai as ruas pra cobrar mais saude,nesse mes so querem saber de curtir o sao breganejo.

  2. Sempre Atento disse:

    Ten que fazer festas mesmo,jumento nasceu para levar chibatadas e ficar relinchando e os políticos enchendo os bolsos

  3. Maguin disse:

    E tome breganejo e axé no São João de Petrolina!
    Quanta cultura!
    Só que não

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…