Funcionários do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) que atuam na Zona Rural de Juazeiro (BA) procuraram o Blog para denunciar o não pagamento integral de horas extras trabalhadas aos finais de semana e feriados. Segundo um colaborador, mesmo com a carga horária cumprida em regime de plantão, os valores recebidos não condizem com o total de horas efetivamente trabalhadas.
“Somos trabalhadores de função essencial que não pode parar. Trabalhamos aos finais de semana e feriados, e tem mês que chegamos a fazer oito dias de hora extra, o que daria 64 horas, mas só recebemos 30 ou até menos. Em outros meses, trabalhamos seis dias de plantão, o que dá 48 horas extras, e também recebemos bem abaixo do que é justo“, relatou.
Os funcionários também denunciaram que há casos de colegas que não realizam horas extras, mas recebem por até 60 horas, enquanto aqueles que realmente estão na linha de frente não têm o devido reconhecimento. Eles afirmam ainda que há medo de retaliação, já que, segundo eles, quando tentam buscar diálogo com a direção, são intimidados.
“Quando a direção do SAAE diz que está aberta para conversar, é só para saber quem está reclamando e depois punir. Isso já vem acontecendo há muito tempo”, desabafou outro servidor. O Blog encaminhou a demanda ao SAAE e aguarda um posicionamento do órgão sobre as denúncias.



Até que fim alguém denunciou essa falta de respeito com nossos familiares. Meu pai deixa de ficar em casa com nos pra ir trabalhar pra ganhar um mais honesto e quando vem o recibo vem bem a menos do que o coitado trabalhou