Controle da mosca-das-frutas no Vale do SF tem novas exigências dos EUA

por Carlos Britto // 30 de maio de 2025 às 17:33

Foto: CLAS Mk/divulgação

Exportadores de manga do Vale do São Francisco foram alertados, nesta quinta-feira (29), sobre a necessidade de intensificar o controle e o monitoramento das moscas-das-frutas, praga que ameaça as exportações da fruta para os Estados Unidos, um dos principais destinos da produção regional.

O aviso partiu do chefe de programas especiais de exportação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Caio César Simão, durante reunião técnica realizada na sede da Valexport, em Petrolina. O encontro reuniu produtores, exportadores e responsáveis técnicos de unidades certificadas para envio da fruta ao mercado norte-americano.

Segundo Simão, novas regras do plano de trabalho estão sendo implementadas, com o objetivo de reduzir os índices populacionais da praga nos pomares. O descumprimento das normas pode resultar na suspensão de habilitações para exportação.

Durante o evento, o auditor fiscal federal agropecuário Antônio Romão (Vigivale) apresentou os Sistemas de Manejo de Risco (SMR), ferramenta central para o controle da praga. Também foram detalhadas as atribuições das agências estaduais Adab (BA) e Adagro (PE) na fiscalização das áreas produtoras.

A responsável técnica da Moscamed Brasil, Ítala Cruz Damasceno, explicou o funcionamento do sistema de monitoramento populacional da praga na região. Na sequência, representantes da empresa Corteva, Manoel Neto e Jadna Mylena, expuseram estratégias de manejo integrado voltadas ao combate às moscas-das-frutas. O fórum também abriu espaço para esclarecimento de dúvidas por parte do público presente.

Expectativa

Encerrando o evento, o gerente executivo da Valexport, Tássio Lustoza, destacou que o Vale exportou cerca de 237 mil toneladas de mangas, na safra de 2024, para 101 países. Os Estados Unidos foram responsáveis pela compra de 37 mil toneladas, 14,27% do total. A expectativa, segundo ele, é ampliar esse volume para 56 mil toneladas na próxima safra. “O crescimento das exportações para os EUA só será possível se toda a cadeia produtiva mantiver o compromisso com as exigências fitossanitárias, principalmente no controle rigoroso da mosca-das-frutas”, afirmou Lustoza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…