O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) teve de alterar o edital referente à seleção de monitores para a 11ª edição da Colônia de Férias ‘Ceminha’. A medida teve como objetivo contemplar acadêmicos dos cursos de graduação, provenientes de universidades públicas e privadas, além de institutos federais, não mais estando restrito a estudantes de alguns cursos de graduação, e nem somente à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O edital atualizado consta no site do Centro pelo link. Vale ressaltar que as inscrições serão realizadas exclusivamente online, até este sábado (31). Para se inscrever, os candidatos devem apresentar comprovante de matrícula atualizado e comprovantes das atividades acadêmicas constantes no Currículo Lattes.
A Colônia de Férias ‘Ceminha’ acontecerá entre os dias 7 de julho e 1º de agosto. Além de promover uma imersão prática na educação ambiental voltada ao bioma Caatinga, a monitoria proporciona certificado de 20 horas aos participantes, que vão atuar diretamente na organização, acompanhamento e execução das atividades lúdicas e educativas com as crianças. Segundo a coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola, a iniciativa é uma forma de fortalecer o vínculo entre ciência, educação e comunidade.
Os candidatos devem ter disponibilidade durante as manhãs dos dias úteis do período do evento e apresentar documentos comprobatórios de matrícula e experiência conforme descrito no edital. A seleção se dará por análise curricular e participação em treinamento. É desejável experiência anterior em eventos técnico-científicos ou projetos de extensão. As atividades incluem tanto a preparação (divulgação, organização de materiais, reuniões), quanto a execução (acompanhamento das atividades com as crianças, organização da dinâmica do evento). Não há remuneração financeira para a função de monitor. Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail cemafauna@univasf.edu.br. O edital completo e outras informações estão disponíveis no site oficial do Cemafauna ou ainda pelo perfil no Instagram @cemafauna.


