O Hospital Universitário (HU)-Univasf , vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), recebeu, na manhã da segunda-feira (26), a visita de estudantes do terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio Dom Malan, de Petrolina. A iniciativa teve como objetivo estimular a conscientização sobre as consequências dos acidentes de transporte terrestre, com foco nas sequelas, recuperação e os impactos biopsicossociais causados às vítimas e seus familiares.
Diante do crescente número de acidentes na região, especialmente envolvendo motocicletas, o projeto visa a aproximar os estudantes da realidade hospitalar e sensibilizá-los quanto à importância de atitudes mais seguras no trânsito. Só nos quatro primeiros meses deste ano, o HU-Univasf atendeu 3.620 vítimas de acidentes, das quais 2.811 estavam em motocicletas.
A visita contou com o apoio das áreas de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, ligadas ao Setor de Gestão da Qualidade, além da Unidade de Comunicação Regional do hospital. Durante a ação, os estudantes puderam conhecer de perto a rotina hospitalar e refletir sobre diversos aspectos da saúde pública.
“Apesar de o hospital estar com uma ocupação além da sua capacidade, os profissionais estão sempre acolhendo novos pacientes e tratando eles com o máximo de segurança e cuidado. É muito importante reconhecer o valor cultural e social desse projeto. A gente pôde ver que o que acontece no hospital é muito diferente do que vemos na internet. Os profissionais dão o seu melhor e garantem que todos sejam atendidos na medida do possível. Esse projeto merece continuar, para que todos possam reconhecer os dois lados da história. Tem todo o meu apoio e sou muito grata por ter participado”, destacou a estudante Clara, integrante da turma pioneira na ação.


