A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando o alerta à população petrolinense acerca da importância da imunização contra o sarampo. A cidade não possui nenhum caso doença, e isso se deve aos esforços da gestão para manter os cidadãos protegidos. No entanto, com a proximidade do período das festas juninas e a vinda de turistas de todos os lugares do Brasil, a pasta chama a atenção para se manter imunizado, já que o país possui seis casos de sarampo confirmados no Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.
Em Pernambuco, os últimos casos confirmados foram registrados em março de 2020. Até março deste ano, foram notificados três casos suspeitos da doença, que ainda estão em investigação. No município de Petrolina, não há registros da doença desde 2020. Mesmo assim, a SMS segue tomando todas as medidas de prevenção e incentiva a vacinação por conta da chegada dos festejos.
O sarampo se caracteriza por febre alta (acima de 38,5 °C) e manchas vermelhas ou rosadas que, geralmente, começam no rosto ou atrás das orelhas e se espalham pelo corpo. Outros sintomas incluem tosse, coriza, olhos avermelhados e inchados. Em casos mais avançados, podem surgir manchas brancas na mucosa bucal, conhecidas como ‘manchas de Koplik’.
Em Petrolina, a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, está disponível nas 57 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As UBSs da zona urbana funcionam das 8h às 11h45 e das 14h às 16h45, e na zona rural das 8h às 12h45.


