O ex-prefeito de Araripina e ex-deputado estadual Emanuel Bringel (PDT), que faleceu aos 76 anos, era uma figura emblemática em sua Araripina (Sertão do Araripe). Um político intenso.
Ele estava internado desde o dia 30 de abril em um hospital de Barbalha, no Ceará, após passar mal em sua fazenda e ser transferido da UPA de Araripina devido à gravidade do quadro clínico.
Emanuel Santiago Alencar era conhecido apenas como Bringel, pelas ruas da cidade, Ele construiu uma trajetória política marcada por diversos cargos públicos. Iniciou sua carreira como vereador e presidente da Câmara Municipal de Araripina, foi vice-prefeito, exerceu dois mandatos como prefeito do município e atuou como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
De tradicional família política era filho do ex-prefeito José Deodato Santiago e neto de Deodato Pereira Santiago. Mesmo com o estado de saúde debilitado o ex-prefeito nunca deixou de participar efetivamente da cena política de Araripina, município que declarava o seu amor sempre que podia.
Bringel Filho, seu herdeiro político, ocupa hoje o cargo de vice-prefeito do atual gestor, Evilásio Mateus.
Desabafo
Patrício do Projeto (PSD), vereador de Orocó (Sertão do São Francisco), não poupou críticas ao presidente Lula durante a sessão na Câmara de Vereadores. Segundo ele, o Governo Federal tem sido “covarde” com os reassentados do Sistema Itaparica, que seguem em vigília no Projeto Brígida há meses para evitar o corte de energia. “A gente tem que cobrar é a Lula, é ele quem tá no poder”, disparou o parlamentar. A fala foi rebatida por Dr. Sandro Santos (PT), também reassentado, que reconheceu a insatisfação com a situação, mas relembrou que a privatização da Chesf, apontada como principal causa da crise, ocorreu no governo anterior.
Reajuste
Rodrigo Pinheiro (PSB), prefeito de Caruaru (Agreste Central), anunciou um pacote de reajustes salariais para servidores das áreas de educação e saúde. Entre as medidas está a equiparação do piso salarial dos professores contratados ao dos efetivos. A iniciativa acontece às vésperas do aniversário de 168 anos da cidade.
Olho no futuro
Em Arcoverde (Sertão do Moxotó), o prefeito Isaías Regis lançou o “Arcoverde 2030: Futuro em Construção”. O objetivo foi apresentar os projetos e parcerias que vão nortear o desenvolvimento econômico do município nos próximos anos. Entre as iniciativas estão o Empreender Arcoverde, o Acelera Arcoverde e o Qualifica Arcoverde. Serão encaminhadas à Câmara Municipal ainda, lei que pretende atrair novos empreendimentos com incentivos fiscais e logísticos, e a lei de Liberdade Econômica, para desburocratizar e acelerar o processo de abertura de empresas.


