Congresso Internacional debaterá em Petrolina inovação na 1ª infância

por Carlos Britto // 16 de maio de 2025 às 09:06

Fotoarte: divulgação

Nos próximos dias 23 e 24 de maio, Petrolina será palco da primeira edição do Congresso Internacional Nordestino de Recursos Inovadores para a Primeira Infância (CRIAR). O evento será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais na Chácara Vereda do Rio e transmissão ao vivo pela internet para participantes de todo o Brasil. A idealização do evento nasceu da parceria entre a educadora petrolinense Amanda Moura, CEO do Grupo Quintal, e a pedagoga carioca Daniela Mello. A iniciativa surgiu do desejo de tornar mais acessíveis ao Nordeste formações voltadas à primeira infância, como as que Amanda conheceu em suas viagens internacionais.

Eu sempre falava para a Daniela do quanto o Nordeste precisava de formações, como as que eu buscava fora. Pensando nisso, a gente resolveu planejar o CRIAR. A nossa ideia é que os educadores não apenas conheçam as práticas inovadoras, mas também reconheçam a sua potência e o que elas tem em volta”, afirmou Amanda Moura. Com o tema ‘A Cultura do Ateliê no Chão da Escola Brasileira’, o congresso pretende promover um novo olhar sobre a educação infantil, valorizando práticas pedagógicas inovadoras e a identidade cultural nordestina. A proposta é oferecer um espaço de escuta, afeto e partilha de experiências entre profissionais da educação, artistas e estudiosos da infância.

A gente entende que no século XXI existem competências que são essenciais, porque a gente está educando as crianças para um futuro que muda com muita velocidade, e que a gente não sabe qual vai ser. Para isso, existem competências que precisam ser desenvolvidas ao longo da vida. Mas, além das competências, precisamos oportunizar que as crianças conheçam muito bem quem elas são e como esse mundo funciona“, esclareceu Daniella.

A programação inclui conferências com nomes nacionais e internacionais, como o artista colombiano Juan Carlos Melo, o pesquisador Gandhy Piorski, o artista e pesquisador Jhon Bermond, a pedagoga Be Olival e a própria Daniela Mello. Também haverá partilha da experiência do ‘Ateliê da Caatinga’, lançamento de livro, exposições, apreciações estéticas e momentos culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários