Está no ar a segunda temporada da série documental ‘Natureza Forte’, que mergulha na potência do Semiárido brasileiro a partir das vozes e vivências de quem habita esse território único. A produção é exibida todas as sextas-feiras, às 22h, no Canal Futura, e também está disponível gratuitamente no Globoplay. Realizada pela Abajur Soluções, em coprodução com a WW Filmes, a série é uma celebração da força criativa e da diversidade das comunidades sertanejas, rompendo com os estereótipos que há muito tempo associam o Sertão à escassez. Com uma linguagem sensível e imagens impactantes, ‘Natureza Forte’ revela um Interior repleto de vida, arte, empreendedorismo e resistência.
Nesta temporada, a série percorre os rincões do Interior de Pernambuco, abordando temas como cultura, educação, sustentabilidade, tradição, agricultura, empreendedorismo e igualdade de gênero. O foco está nas histórias reais de artistas, agricultores, mestres da cultura popular e empreendedores que transformam sua relação com a terra em narrativas de superação, identidade e amor. “Mostrar o Sertão, nossa gente, nosso território, a nossa caatinga, tudo isso entrelaçado com narrativas tão potentes, faz desta temporada uma obra que celebra as pluralidades do Brasil”, afirma Fernando Pereira, diretor e representante da Abajur Soluções.
A direção da série é assinada por Geisla Fernandes, Fernando Pereira e Wllyssys Wolfgang. Segundo Wolfgang, foram mais de 3 mil quilômetros percorridos pelo Sertão, ouvindo histórias que retratam a forma inventiva do povo sertanejo de conviver com a caatinga – o único bioma exclusivamente brasileiro. “São histórias de artistas, agricultores, empreendedores que transformam seus ofícios em exemplos de superação e resistência. Essa série revela um outro lado do Sertão, pouco conhecido fora da região, mas que merece ser celebrado”, destaca Geisla Fernandes.
Além da direção, a série contou com uma equipe comprometida com a valorização da cultura regional. Participaram da produção Camila Rodrigues (produtora executiva); Byanquera (assistente de direção); Robério Brasileiro (diretor de fotografia); Jota Souza (assistente de fotografia); Pedro Lacerda (produtor); Wyvys Reis (coordenador de logística); Wanderson Oliveira (still e assistente de produção); e Guterres (técnico de som). A segunda temporada de Natureza Forte foi viabilizada com incentivo do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA/ANCINE), por meio do 14º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco (Funcultura)/Fundarpe 2020/2021, o que garante o alcance dessas histórias a um público ainda maior.


