A governadora Raquel Lyra marcou presença, na última quarta-feira (30/04), na 23ª edição do Festival do Jeans de Toritama, Agreste pernambucano. O município é um dos mais importantes do setor têxtil no Estado. Acompanhada da vice Priscila Krause, Raquel reafirmou o compromisso do atual governo na promoção de políticas públicas que fortalecem a cadeia produtiva da moda no Estado – a segunda mais produtiva do país.
“O Festival do Jeans de Toritama é um evento consolidado no calendário da economia, do turismo e da cultura pernambucana. Estamos aqui no maior produtor de jeans do Brasil, no Polo de Confecções do Agreste pernambucano, para apoiar mais uma vez o festival. Pela primeira vez em muitos anos, o Governo do Estado chega forte neste evento para permitir que também haja a consolidação como uma grande rodada de negócios. É muito importante que este polo cada vez mais possa mostrar a capacidade de trabalhar a economia criativa, gerando emprego e renda para a nossa população”, ressaltou a gestora.
A realização do festival é coordenada pela Associação Comercial e Industrial de Toritama (ACIT). O festival tem o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que, pelo segundo ano levou, a Loja de Moda Autoral de Pernambuco (MAPE) para desfilar na passarela do FJT. A MAPE apresenta uma seleção de peças de alguns dos 85 designers e estilistas que compõem a loja, como Daterra Project (Riacho das Almas), que reaproveita resíduos têxteis do Polo de Confecções do Agreste; Gatos de Rua (Recife), e Fernando Viana (Recife), que confecciona sapatos com jeans.
Segundo o prefeito de Toritama, Sérgio Colin, o festival está consolidado na moda nacional e agora tem a forte presença do governo do Estado. “O FJT está dividido em três partes: a área dos estandes, onde as tecelagens e as empresas de máquinas fazem a sua exposição, a arena dos desfiles, onde em torno de 10 marcas toritamenses participam, e os shows abertos ao público, onde vamos trazer artistas a nível nacional”, destacou.
Expectativa
Neste ano, o evento acontece até este sábado (3) e traz o tema ‘Retro Future’, em uma reflexão sobre a união da tradição com a inovação no universo do jeans. A expectativa é de que, por dia, 20 mil pessoas passem pelo festival, que ocupa uma área de 4.800 m² com 50 estandes e uma programação com 30 desfiles, shows e experiências que colocam a moda no protagonismo.


