Ao som de música popular brasileira, forró pé-de-serra e do hino nacional, centenas de técnicos promoveram ontem (19) na Câmara de Vereadores de Petrolina uma mobilização para cobrar do Congresso a aprovação do projeto de lei nº 2.861/2008, que prevê reajuste de 66% nos salários da categoria correspondentes aos rendimentos dos profissionais de curso superior.
Os técnicos reivindicam a aprovação do projeto na sua forma original, sem emendas ou substitutivo, conforme autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
O encontro teve palestras acerca da valorização profissionais dos técnicos de nível médio, entre elas a da professora Gleide (Instituto Federal de Pernambuco/IF-Sertão). No final, os participantes fizeram uma moção-gigante de protesto, que será entregue em Brasília pelo técnico em saneamento Rosalvo Antonio, representante da comissão da categoria em Petrolina. Ele embarcou para a capital federal ainda ontem, após o evento.
A moção será direcionada ao presidente Lula e à Câmara de Deputados. Os técnicos esperam que o relator do projeto, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), mantenha o projeto como foi concebido, para evitar que o mesmo volte ao Senado. O evento dos técnicos em Petrolina contou com o apoio de outras entidades em Petrolina, a exemplo da Assea. O engenheiro Urbano Venâncio foi representando o CREA/PE.


