Cemafauna participa de oficina estratégica para conservação de insetos polinizadores

por Carlos Britto // 07 de abril de 2025 às 20:58

Foto: Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga)/Univasf é um dos parceiros da 2ª Oficina de Monitoria do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Insetos Polinizadores, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Coordenação do PAN representada pelo doutor Onildo Marini. A oficina, que aconteceu nos últimos dias 3 e 4, prossegue nesta semana – na quinta (10) e sexta-feira (11), das 14h30 às 17h30, com o objetivo de fortalecer a articulação e o monitoramento das ações em prol da conservação desses importantes agentes da biodiversidade.

O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores (PAN) visa a reduzir o risco de extinção desses animais, essenciais para a biodiversidade e a segurança alimentar. Polinizadores transferem pólen entre flores, possibilitando a formação de frutos e sementes. As ações do PAN envolvem a conservação de habitats, controle de espécies invasoras e definição de áreas prioritárias.

Entre as estratégias estão o apoio à agricultura diversificada, restauração de áreas verdes, monitoramento, regulação de pesticidas, manejo de pragas e avaliação dos impactos de sementes transgênicas e polinizadores manejados.

A pesquisadora do Cemafauna, bióloga e professora Aline Andrade, é articuladora regional do PAN e atua diretamente no desenvolvimento de estudos sobre ecologia comportamental, aplicada e da conservação de abelhas na Caatinga. Para ela, o fortalecimento das estratégias de monitoramento é um passo fundamental para garantir a efetividade do plano. “A oficina é uma oportunidade valiosa de alinhamento entre pesquisadores, instituições e demais parceiros que atuam em prol da conservação dos polinizadores. É fundamental que o conhecimento científico seja aplicado de forma estratégica na definição de ações e políticas públicas que assegurem o futuro desses organismos tão importantes para a nossa biodiversidade e para a vida humana“, destaca Aline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…