A situação precária da BA-316, no trecho entre Casa Nova e Sobradinho (Norte do Estado), pode resultar em um novo protesto no entroncamento da BR-235. O movimento ‘Asfalto Já BA-316’ reúne moradores e produtores da região que reivindicam melhorias na rodovia há anos. Diante da falta de respostas concretas das autoridades, a população ameaça bloquear a via, caso não haja um posicionamento imediato sobre a pavimentação.
A luta pela recuperação da BA-316 não é recente. Em maio de 2023, um movimento iniciado em grupos de WhatsApp mobilizou milhares de pessoas, chamando a atenção para a necessidade urgente de obras na rodovia. Segundo os moradores, a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia chegou a se comprometer, em rede estadual de TV, a dar prioridade ao projeto de pavimentação, mas, até agora, nada foi feito.
O agricultor Jaciel Coelho, uma das vozes ativas do movimento, reforça a insatisfação dos moradores ao afirmar que não vai desistir de lutar pelo bem comum de todos e que sua motivação não é se promover, mas sim garantir melhorias para a população. “Podem falar que sou doido, mas sou um doido pelas coisas certas. Vamos realizar quantas manifestações forem necessárias, mas queremos asfalto já“, declarou.
Os moradores destacam três pontos críticos que tornam a pavimentação essencial: o risco de acidentes, já que o estado da estrada compromete a segurança de motoristas e pedestres; os prejuízos causados pela danificação dos veículos, devido aos buracos profundos que dificultam o tráfego; e o perigo à segurança dos pedestres, que precisam dividir o espaço com veículos em uma via sem infraestrutura adequada. Nesta quarta-feira (2), integrantes do movimento realizaram uma ação simbólica, tampando os buracos com terra para chamar a atenção do poder público. Além disso, cobram o apoio da prefeitura de Casa Nova e dos vereadores da Câmara Municipal. “Façam valer nosso voto, sejam nossa voz!” reivindica o grupo. (Fonte: Santana Notícias)


