Jornada da Fibromialgia em Petrolina destaca desafios e bem-estar

por Carlos Britto // 31 de março de 2025 às 09:50

A Jornada da Fibromialgia da Unimed Vale do São Francisco (VSF) foi encerrada na manhã do último sábado (29), no Parque Josepha Coelho, em Petrolina, após dois dias de palestras e atividades. O evento abordou temas como direitos sociais, os desafios da dor crônica em diferentes aspectos da vida, além de práticas como alongamento, auriculoterapia e massoterapia.

Iniciada na sexta-feira (28), no auditório do espaço Viver Bem, a programação contou com a participação do advogado Anderson Gurgel, que esclareceu os direitos sociais das pessoas com fibromialgia, uma condição que afeta predominantemente mulheres. Em seguida, uma roda de conversa, moderada pela médica de saúde da família da Clínica da Dor – Unidor, Carla Araújo, discutiu a relação entre dor crônica, sexualidade e a possibilidade de bem-estar durante a intimidade. A conversa teve ainda a contribuição da psicóloga Paloma Brandão, da fisioterapeuta Amanda Araújo e da enfermeira Fabrícia Maia.

Segundo Carla Araújo, a fibromialgia é uma das principais causas de atendimento na Unidor, e a sexualidade de quem convive com dores crônicas é um tema ainda pouco explorado. Para a coordenadora do evento, Denila Coelho, a jornada foi extremamente enriquecedora. “Tivemos de tudo um pouco: envolvimento, conhecimento atualizado, conscientização, atividades físicas, relaxamento e momentos de descontração“, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…