Uma missão com 29 fruticultores do Vale do São Francisco, está participando, desde a última terça-feira (25), no São Paulo Expo & Convention Center, na capital paulista, do principal evento do setor de frutas e hortaliças no hemisfério sul – a Fruit Attraction, que está em sua segunda edição.
Organizada pelo Sebrae-PE e Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina (SPR), os fruticultores, filiados à entidade já prospectaram negócios, participaram de capacitações e palestras do Fruit Fórum, troca de experiências e networking, além do contato próximo com 400 marcas nacionais e internacionais.
Para o produtor de frutas, Erick Fernandes, da Coopervasf, a feira está proporcionando também intercâmbio entre produtores de outras regiões e compradores de diversos países, que certamente vão garantir o crescimento do agro na região. “E o mais importante de tudo é poder levar ao conhecimento do mundo a fruta dos pequenos produtores do Vale”, ressaltou.
Marcando presença, pelo segundo ano consecutivo no evento, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais De Petrolina (SPR), Jailson Lira, destacou que a Fruit Attraction São Paulo dobrou de tamanho e também de oportunidades, com 45 compradores internacionais de 21 países que movimentaram a rodada de negócios promovida pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
“Além de trabalhar com a exportação também temos foco no mercado interno. De 60% a 70% da nossa produção é destinada a esse mercado. Essa feira tanto serve para que os produtores tenham um contato, com compradores internacionais, como também, com compradores aqui do eixo Rio, São Paulo e Sul do país”, frisou. Jailson Lira acrescentou ainda que, além da diversificação de mercados, a Fruit Attraction agrega valor às frutas do Vale, destacando a qualidade, sustentabilidade e competitividade.
A analista do Sebrae-PE, Laianne Macedo, comemorou ainda os resultados da missão, enfatizando que os produtores realizaram mais de 25 negociações.

Foto: divulgação
Vice-prefeito
Também presente ao evento, ao lado de representantes de 12 empresas do Vale, o vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho, destacou a força da fruticultura regional, que ganha ainda mais visibilidade no mercado nacional e internacional. “A fruticultura é um setor muito importante para a economia brasileira. Eventos como esse são fundamentais para promover o crescimento sustentável e a inovação no mercado. Estamos entusiasmados com as oportunidades que surgirão a partir desta participação e confiantes no fortalecimento das relações comerciais para o desenvolvimento contínuo de Petrolina e do Vale do São Francisco”, afirmou.
A missão de produtores do Vale do São Francisco se despediu da Fruit Attraction nesta quinta-feira (27), participando de uma visita técnica ao Mercado Central e ao Ceagespe, maior entreposto atacadista de alimentos do país e um dos maiores do mundo.


