Petrolina entre as 5 cidades que estão redefinindo cenário econômico do país

por Carlos Britto // 25 de março de 2025 às 16:49

Foto: Gabriel dos Anjos/Blog do Carlos Britto

Enquanto as grandes capitais do Brasil frequentemente dominam as manchetes, Petrolina está entre as cinco cidades que têm se destacado como força econômica emergente no País. Estas cidades estão emergindo como novos polos de desenvolvimento, impulsionadas por infraestrutura moderna, indústrias em expansão e uma qualidade de vida atrativa.

A Capital do São Francisco tem na fruticultura irrigada a base da sua pujança no país. A cidade é um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, atraindo investimentos expressivos nos setores agrícola e logístico. A produção agrícola robusta e a localização estratégica são fatores essenciais para o crescimento acelerado de Petrolina, tornando-a um verdadeiro oásis de desenvolvimento na região, outras cidades do interior então na lista, como São José dos Campos, em São Paulo, é um polo de tecnologia e indústria aeroespacial, enquanto Ribeirão Preto (também no Interior paulista) se consolida como o novo centro do agronegócio, com grande produção de cana-de-açúcar.

Maringá, no Paraná, é conhecida por seu planejamento urbano, e Joinville, em Santa Catarina, se destaca pela inovação e pela forte presença industrial, especialmente no setor metalúrgico e de tecnologia.

Essas cidades estão redefinindo o mapa econômico do Brasil, mostrando que o crescimento e a inovação não são exclusividade das capitais. Com estratégias bem-sucedidas e aproveitamento de suas potencialidades regionais, elas se tornam exemplos de como o desenvolvimento pode ser distribuído de forma mais equitativa pelo país. (Fonte: Monitor de Mercado)

Petrolina entre as 5 cidades que estão redefinindo cenário econômico do país

  1. Frederico Carlos de Aguiar disse:

    Como pode pois a segurança, saúde etc um caos e o prefeito substituto nada faz.

  2. Severino Alves da Silva Junior disse:

    Temos que diversificar a base econômica de Petrolina, não podemos ficar apenas na agricultura, é temerário. Ribeirão Preto sempre foi a capital da cana de açúcar, o município é limitado. Outras cidades se destacam no setor industrial e de tecnologia, o que em Petrolina não existe. Temos que investir nos setores de alta tecnologia e industrial para mesclar a base econômica da cidade, com certeza teremos outro nível de prosperidade e qualidade de vida no município do sertão Pernambucano.

  3. Vitor disse:

    pra mim uma cidade q tem o custo de vida d uma capital com um piso salarial baixo, o q obriga os pai d família a buscar d alguma forma outras fontes d renda para sobreviver,

  4. Dante Galvagni disse:

    Temos que atrair indústrias e incentivar o aparecimento de polos de tecnologia. Temos um aeroporto com uma grande área e a maior Câmara fria do nordeste sem utilização. Um Porto seco onde poderíamos montar aparelhos eletrônicos para o resto do brasil e exportar. Otimo termos está pujança agrícola mas passo a passo o Perú está abocanhando nossa janela de frutas para os EUA e Europa. Comemorem as vitórias mas não durmam sobre os louros

  5. Rogério de Oliveira disse:

    Quantas indústrias geram PIB em Petrolina?
    Quanto o comércio ajuda na economia?
    A Prestação, ou melhor, desprestação de serviços, existem pouquíssimos estabelecimentos ou prestadores de serviços que merecem alguma nota.
    Para uma cidade que necessita de um hospital especializado em tratamento de câncer indica no mínimo que o agro está deixando muita gente doente e enriquecendo meia dúzia.
    Resumindo o que Petrolina faz é muita festa do pão e circo e publicação de muita matéria paga, tal como essa.
    Temos um duble de prefeito que co.o gestor é um ótimo promoter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…