Medicina preventiva e programas de promoção à saúde marcam atuação do Espaço Viver Bem

por Carlos Britto // 21 de março de 2025 às 16:39

Foto: CLAS Mk/divulgação

O Espaço Viver Bem, entidade da Unimed Vale do São Francisco (VSF) que atua em Petrolina desde 2008, vem se destacando por uma série de programas de promoção à saúde e prevenção às doenças, com ênfase para o público de beneficiários. Associado à uma visão holística, programas como Saúde Integral, Diabetes em Dia e Idoso Bem Cuidado, atuam da promoção à reabilitação e acompanhamento, possibilitando, na essência, o cuidado integral individualizado, acolhedor e qualificado.

O Programa Saúde Integral, gerenciado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, nutricionista, psicóloga e educador físico, é destinado aos beneficiários que possuem fatores de risco ou que já apresentam doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo, sobrepeso e obesidade). Já o Diabetes em Dia, também gerenciado por uma equipe multidisciplinar semelhante, atua no controle de parâmetros clínicos, auxilia no autocuidado e orienta sobre mudanças de hábitos e comportamento. O Idoso Bem Cuidado oferece um acompanhamento integral a esse público, com uma abordagem multidimensional aplicada por uma avaliação geriátrica ampla e gerenciada igualmente por uma equipe interdisciplinar.

Segundo a coordenadora do Viver Bem, Lorena Manuele, o espaço reforça também a ideia de responsabilização múltipla, envolvendo o desenvolvimento de habilidades individuais, a fim de permitir a tomada de decisões favoráveis à qualidade de vida e à saúde. “Atuamos de forma a empoderar o beneficiário para mudança do seu estilo de vida, auxiliando-o na coordenação do seu cuidado, por meio de ações em educação em saúde, grupos operativos, palestras e oficinas”, acrescentou.

O presidente da Unimed VSF, Francisco Otaviano, destacou ainda os grupos terapêuticos, a exemplo do Mente Saudável, Resiliência e Oficina de Memória, e adiantou as perspectivas para o futuro do Viver Bem. “Ampliaremos as estratégias de alinhamento dos programas, permitindo assim a capacitação contínua do autocuidado do beneficiário, dedicando-se a compreensão da condição de saúde e medidas que visem a melhorar seu estilo de vida”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…