A equipe técnica da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) concluiu o estudo Técnico para mediação dos conflitos socioambientais no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Tatu-bola, unidade de conservação (UC) estadual que abrange áreas dos municípios de Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, localizados no Sertão de Pernambuco.
O documento tem como objetivo subsidiar a discussão que leve às estratégias para a conciliação referente aos usos das terras da unidade de conservação, sem confrontar com a preservação ambiental.
“É inquestionável a importância da biodiversidade na unidade de conservação Tatu-bola. Mas é necessário compatibilizar a conservação da biodiversidade e dos atributos naturais do local, com as atividades produtivas e o contexto socioeconômico existente. Temos a missão de proteger os biomas de Pernambuco e buscar a sustentabilidade do desenvolvimento local”, comentou o diretor-presidente da CPRH, Anchieta Santos.
Consultas públicas
Para a apresentação do Estudo Técnico, o Governo do Estado, por meio da CPRH realizará consultas públicas, de acordo com o seguinte cronograma: 2 de abril, às 15h, na sede da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Baixa Alegre, zona rural de Petrolina; 3 de abril às 9h, na Quadra Poliesportiva da Comunidade de Jutaí, zona rural de Lagoa Grande; e 4 de abril, às 9h, na Quadra Poliesportiva da Comunidade Açude Saco II, zona rural de Lagoa Grande, na divisa com Santa Maria da Boa Vista.
“É importante que o documento técnico seja lido antes dessas consultas, para que haja uma boa participação dos interessados”, explicou Santos. O documento está disponível no portal da Agência, na aba ‘Publicações Técnicas’.


