Com o objetivo de tornar o processo de eleição de líderes estudantis inovador e tecnológico, os estudantes do curso técnico em Informática, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Antônio Conselheiro, localizado no município de Uauá (Norte da Bahia), desenvolveram uma urna eletrônica. O protótipo foi testado e aprovado pela comunidade escolar, que decidiu antecipar a eleição de líderes e vice-líderes da unidade para o último dia 25 de fevereiro.
A estudante Carol dos Santos, 16 anos, contou que a tecnologia aplicada possibilitou uma eleição inovadora dentro do ambiente escolar. “Achei a urna uma ótima iniciativa, tornando a eleição mais prática e inovadora. A tecnologia trouxe transparência e incentivou a participação dos alunos, mostrando a importância do voto de forma moderna e educativa”.
Segundo o professor e orientador do projeto, Willams Andrade, o grande diferencial foi a integração com o sistema de gestão escolar SoftEscolar, o que permitiu a liberação do voto por meio do QR Code presente no cartão de check-in do aluno. “Isso garantiu autenticidade, praticidade e total transparência no processo eleitoral estudantil. A participação dos alunos nesse projeto não apenas fortaleceu o aprendizado prático em tecnologia e programação, como também promoveu o exercício da cidadania e da democracia dentro do ambiente escolar”, comentou.
A urna foi montada utilizando equipamentos como tablet e leitor de QR Code. Já a parte externa foi construída com MDF de 6 mm. Já o aplicativo instalado foi desenvolvido pelos estudantes estagiários que fazem parte da Fábrica de Software do Cetep.
Cronograma
O cronograma da eleição de líderes e vice-líderes de classe de escolas estaduais de toda a Bahia está dividido em quatro etapas. Entre os dias 17 e 31 de março, será realizada a escolha de cada representante por turma, em todas as unidades escolares (nas sedes e nos anexos) e modalidades de ensino. No período de 1º a 7 de abril, cada unidade de ensino escolherá uma data para a realização da eleição de líderes escolares. Já os líderes municipais serão escolhidos entre 8 e 18 de abril, e os líderes territoriais de 21 a 30 de abril.



Formação integral dos estudantes. Racionalidade política e pesquisa como princípio pedagógica da Rede Estadual da Bahia
Grande início tecnológico desses alunos, os quais poderão ser inventores de novas tecnologias no futuro.
Além do aspecto tecnológico, incute na juventude o valor da democracia, com vistas a combater ideias golpistas. Escola tem que formar jovens democratas.