O fracasso dos times do Petrolina e do Afogados na Série A1 do Campeonato Pernambucano deixou o Sertão enfraquecido. Em 2026, apenas o Decisão – da cidade de Sertânia – estará na elite da competição.
Há pouco tempo, o povo sertanejo tinha orgulho de ostentar a paixão pelos seus times, sobretudo com o Salgueiro. O Carcará do Sertão foi o primeiro clube do Interior do Estado a se sagrar campeão da Série A1. Chegou a disputar as Séries D, C e B do Brasileirão, além da Copa do Brasil, chegando por duas vezes às oitavas de final.
No entanto, o Salgueiro mergulhou numa crise financeira sem fim, a ponto de deixar de participar de campeonatos em nível nacional e estadual. Hoje, o clube praticamente está no ostracismo e vai precisar fazer um longo e duro caminho de volta.
Com o Petrolina não será diferente. Depois dos últimos dois anos, em que se garantiu à Copa do Brasil 2024 eliminando o Santa Cruz no Pernambucano de 2023, e passando de forma inédita à segunda fase da Copa do Brasil ao vencer o Cascavel-PR, a Fera terá de juntar os cacos. Para isso, porém, vai precisar de apoio contundente. Futebol, hoje, é dinheiro. Sem isso nenhum clube vai muito longe. E dinheiro a cidade tem. A questão é saber qual empresário está disposto a apostar as fichas no clube de sua terra.



Tem de acabar com essa vergonha que é essa várzea que campeonato Pernambucano
Infelizmente as Prefeituras cim sua Secretaria de Esportes e Turismo, deveriam ajudar. O futebol leva torcida. Investem muito dinheiro só nessas Bandas que vem de outros Estados que levam altos valores em um dia o que no Futebol traria mais retorno.
Ex. A de Salgueiro, cortou a Verba..acabou com o time que tanto divulgou o nome da Cidade.
Na verdade futebol de Petrolina deixou de.existir a muito tempo. Houve época que se formava seleção com jogadores da própria cidade e ia buscar título dentro de Recife. Essa safra ficou só na lembrança de quem acompanhava o futebol de Petrolina. Essa turma que apresenta o futebol de Petrolina juntando todos não chegam ao quilate de Gilmar Santos e Zé Furina.
Vergonha é esse teu comentário de bosta