Cortejo Afro é reverenciado na abertura do Carnaval 2025 de Petrolina

por Carlos Britto // 02 de março de 2025 às 16:44

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP

As vestes brancas do Cortejo Afro tomaram conta do Polo ‘Canta Coração’, na Praça 21 de Setembro, nesse sábado (1), na abertura oficial do Carnaval 2025 de Petrolina. Este ano, o desfile dos povos de terreiro voltou a chamar atenção para o tema do respeito às religiões de matriz africana. Abençoando a primeira noite da festa momesca, o grupo formado por cerca de 200 membros apresentou aos foliões a riqueza cultural e força da ancestralidade do povo negro.

À frente da organização do cortejo, o artista Antônio Matos ressaltou a importância da presença desse tipo de manifestação cultural em eventos como o carnaval de rua.

O carnaval tem o dever de garantir a todos a alegria, mas não só isso. Tem também o dever de garantir aos povos de terreiro e os povos de matriz africana o direito de expressão e a sociedade, o direito de apreciação. A sociedade tem o direito de conhecer o axé e entender que o povo de terreiro é um povo descente, é um povo direito. Então, o Cortejo Afro adentrar e abrir o Carnaval de Petrolina é, sobretudo, a gestão garantir o direito de expressão desses povos, que são 100% culturais“. Este ano o artista prestou uma homenagem ao orixá Exu.

Embalados pelos agogôs, o grupo abençoou com muita água de cheiro e alfazema o público, que parou para assistir e reverenciar a passagem do cortejo. Além dos povos de terreiro, o grupo de capoeira Kwanza também integrou o desfile. O cortejo foi finalizado na Avenida Cardoso de Sá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…