HDM forma novas médicas residentes em pediatria, ginecologia e obstetrícia

por Carlos Britto // 21 de fevereiro de 2025 às 18:30

Foto: Ascom HDM/divulgação

O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina realizou nessa quinta-feira (20) uma solenidade de formatura dos novos médicos residentes em pediatria, ginecologia e obstetrícia. Foram 8 médicas pediatras e 6 médicas ginecologistas e obstetras, numa cerimônia marcada pela emoção e homenagens aos preceptores.

A residência não é apenas uma fase de treinamento técnico. É assumir acima de tudo a responsabilidade de cuidar da vida humana. O Brasil forma mais de 40 mil médicos por ano e tem cerca de 15 mil vagas de residência. Aquele que conseguiu acessar um programa de residência está pronto, qualificado e tem um diferencial como profissional de medicina. Os nossos profissionais formados hoje são privilegiados“, destacou a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM Ismep, Dra.Angélica Cordeiro Guimarães.

A residência é necessária para o nosso crescimento profissional. Eu acredito que o Hospital Dom Malan é um local especial para isso. Um hospital com residência médica é um hospital com alma“, frisou no seu discurso a formanda em pediatria, Ana Carlla Soares.

Compromisso

A vice madre do Instituto Religioso Medianeiras da Paz (Ismep), Irmã Maria Luiza Mota, ressaltou aos formandos que a residência é preparação para a missão de cuidar da vida com competência e humanização. “Nosso Instituto tem como base valores de solidariedade, humanização e serviço ao próximo, sempre guiados pelo carisma das irmãs medianeiras da paz, que nos inspira a acolher cada paciente com dignidade, respeito, seguindo o lema do nosso fundador, o quarto bispo de Petrolina, Dom Antônio Campelo de Aragão: ‘em tudo fazei pelos eleitos’”, declarou.

Nossa missão vai além da assistência à saúde. Temos o compromisso com a formação, o ensino e pesquisa, pois acreditamos que investir no conhecimento é garantir um atendimento de qualidade e um futuro melhor para todos“, completou. Gerido pelo Ismep, o HDM integra a rede de saúde em Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Pura nostalgia. Meu vô Ariston trabalhou na RFF, ainda guardo na minha memória este tempo tão raro e precioso. Ele…