Polêmica sobre Missa do Vaqueiro volta a mobilizar Serrita

por Carlos Britto // 16 de fevereiro de 2025 às 20:30

(Foto: Arquivo Reprodução)

A polêmica em torno da mudança na nomenclatura da tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita (PE), Sertão Central, ganhou força na última semana. O protagonista dessa celeuma é o prefeito Aleudo Benedito. Ele enviou, no último dia 13 de fevereiro, o Projeto de Lei 003/25 à casa legislativa, propondo que o evento passe a se chamar “Festa de Jacó”.

Quem é contrário à medida argumenta que a Missa do Vaqueiro já faz parte do calendário turístico de Pernambuco, além de ser reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Estado.

No ano passado, o músico Daniel Gonzaga, neto do Rei do Baião Luiz Gonzaga, já havia demonstrado toda sua insatisfação com a eventual mudança no nome do evento, chamando de “apagamento cultural” a tentativa de mancharem o legado de sua família. Vale lembrar que, em 2024, já não houve a Missa do Vaqueiro em virtude de divergências entre o atual gestor e a Fundação João Câncio, que administra o evento há décadas.

A governadora Raquel Lyra já foi informada sobre o impasse na Capital do Vaqueiro. Agora, as expectativas se voltam todas à Câmara de Vereadores, que analisará o polêmico projeto.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…