Agricultores do Sistema Itaparica protestam na Ponte Presidente Dutra

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2024 às 09:39

Foto: WhatsApp/divulgação

A Ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), foi um dos locais escolhidos para a mobilização, na manhã desta quinta-feira (19), dos pequenos agricultores do Sistema de Irrigação Itaparica. O protesto, batizado de ‘Caminhada da Água’, também acontecerá amanhã (20) – conforme divulgado por este Blog.

O objetivo é pressionar lideranças políticas e governantes por uma solução definitiva para os problemas estruturais do Sistema Itaparica, que sofre com a falta de recursos para manter o fornecimento de energia elétrica para os colonos. Sem energia, eles não têm como puxar água para seus lotes. Segundo informações, a dívida do Sistema Itaparica junto à Neoenergia é de R$ 38 milhões.

Com um carro de som e usando faixas, os manifestantes clamaram por providências de lideranças políticas da região, além dos governos estadual e federal, para sanar o problema em definitivo. Durante a mobilização, o tráfego de veículos ficou parado na ponte. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava no local para organizar o trânsito.

O ato público foi marcado para esses dois dias por coincidir com a votação de um projeto no Congresso Nacional, que, se aprovado, deverá destravar os recursos para minimizar esse cenário no Sistema Itaparica. Dioceses como a de Petrolina, Juazeiro (BA), Floresta (PE), Petrolândia (PE) e Belém do São Francisco (PE) estão respaldando a reivindicação dos agricultores.

Agricultores do Sistema Itaparica protestam na Ponte Presidente Dutra

  1. Otavio disse:

    Vejam bem, esse pessoal está bem próximo. Ao Rio São Francisco, logo o custo com energia em bem menor do que aqueles da famigerada TRANSPOSICAO, isto se esses não podem pagar a energia imaginem quem vai receber água a 400 quilômetros. Então a TRANSPOSICAO é isso aí, tão logo o Governo deixe de pagar a conta da energia, a Neoenergia vai cortar a energia e portanto não vai ter água nos canais.

  2. Sempre alerta disse:

    Interrompendo o tráfego, vão protestar de frente da neoenergia!

  3. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    Amanhã serão aqueles que recebem água da famigerada TRANSPOSIÇÃO, querem água mas não querem pagar por ela. Querem tudo de graça, vivem sob a farsa de que a agricultura familiar é responsável por 70% do que o Brasil consome, que grande farsa, a Agricultura familiar não consegue produzir nem para atender os PAA’s da vida, quanto mais abastecer todo o País. Água é um insumo que tem um custo como qualquer outro, eu particularmente até entendo que a água que irá correr pelos canais da TRANSPOSIÇÃO, os seus custos deveriam ser de obrigação do Governo Federal, sendo que o Produtor arcaria com os custos a partir dos canais, mas infelizmente é um Projeto que foi iniciado sem planejamento e vai terminar sendo abandonado. A solução para o Semiárido, é saber conviver com ele, não adianta soluções vindos dos gabinetes de Brasília, quem conhece o Semiárido é que mora e vive nele,

  4. Sempre Atento disse:

    Vem da cidade deles para atrapalhar a vida de quem trabalha,como é que um país desse melhorar.

  5. Santa Ingenuidade disse:

    O que os usuários da ponte tem com isso?

  6. Detetive SP disse:

    Não poderia protestar num lugar que não atrapalharia a vida dos outros? Parece que escolhe local para protestar contra os usuários da via.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…