Médicos de Arcoverde (PE), Sertão do Moxotó, emitiram nota informando a suspensão dos atendimentos nas Unidades Básicas de Sáude (UBSs), resultando na decisão da prefeitura municipal de anunciar o não funcionamento desses espaços na região. Nas portas das UBSs foram fixados cartazes informando o fechamento do equipamento durante o mês de dezembro. “Não haverá atendimento médico no mês de dezembro”. Já um outro detalha: “comunicamos que estamos trabalhando com horário reduzido devido as demissões”.
Além das UBSs, no Centro de Especialidades Santa Ramos, um aviso via aplicativo de mensagem foi enviado informando que não haverá atendimento no local, assim como no Centro de Oftalmologia e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A justificativa alegada pela prefeitura seria seria o processo de transição de governo.
Caso haja necessidade de atendimento médico, a população deve recorrer ao Hospital Regional Dr. Ruy de Barros Correia. Uma ação deverá ser protocolada junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), já que o município não deixou de receber os repasses dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).


