Representantes do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03) estiveram em Petrolina esta semana. Na agenda, a 40ª Jornada de Edificações do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), realizada na noite da última terça-feira (26), no campus de Petrolina, celebrou os 40 anos do curso profissionalizante. Além disso, eles se reuniram com o prefeito Simão Durando, onde foi discutida a importância do trabalho dos técnicos industriais para o desenvolvimento do município.
Ontem (29), este Blog recebeu uma comitiva para falar sobre o importante trabalho que os respectivos conselhos desenvolvem. “Viemos lembrar para todos eles [técnicos industriais] que o Conselho tem o cuidado de fazer o seu papel, que é fiscalizar atividades irregulares e, naturalmente, dar segurança à sociedade sobre os serviços prestados pelos profissionais. E impedir o uso inadequado do título de profissional que não está registrado no Conselho e não atende bem a sociedade como deveria”, explicou o presidente do CRT-03, Jessé Barbosa Lira.
O conselheiro federal Marcelo Barbosa, explanou sobre o trabalho que é desenvolvido em Petrolina e agradeceu a receptividade do prefeito Simão Durando. “Eu quero agradecer a recepção do prefeito Simão Durando, onde fez uma excelente recepção e acordou com os Conselhos a contribuição para o desenvolvimento de Petrolina. Agradeço também ao gestor do CRT-03, Jessé Barbosa Lira e ao presidente do CFT, Solomar Rockembach, por terem vindo dedicar esse tempo aos técnicos industriais do município”, falou o conselheiro federal, que também estava acompanhado do diretor de Fiscalização e Normas do CRT-03, Marcos Alberes.
O trabalho
Técnicos industriais são profissionais liberais com profissão regulamentada pela Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985, devidamente habilitados para o desempenho de suas atribuições, como empregados do setor público e privado, empregadores autônomos ou prestadores de serviços. Formados em cursos regulares que objetivam capacitá-los com conhecimentos teóricos e práticos em suas devidas áreas de atuação, os técnicos industriais contam com uma grande quantidade de modalidades voltadas para o setor técnico e tecnológico de acordo com suas preferências profissionais.
Entre outras coisas, esses profissionais desenvolvem atividades técnicas na indústria, orientam a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações, acompanham pesquisas tecnológicas e elaboração de projetos, prestam assistência na compra e utilização de produtos e implementam e monitoram os processos de melhoria contínua.
Obrigado ao blog Carlos Britto pelo excelente matéria em nome de todos os técnicos indústrias de Pernambuco agradecemos. Marcelo Barbosa de Carvalho conselheiro federal por Pernambuco.