Cultura, conhecimento e aprendizado além da sala de aula ampliaram as experiências de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante a vivência do projeto ‘Petrolina, Cidade de Todos’. A ação fez parte da programação pedagógica do aniversário de 128 anos da Capital do São Francisco e envolveu estudantes em várias atividades, que os levaram a conhecer ainda mais sobre a história e diversidade da Terra dos Impossíveis. Visitas a vários pontos turísticos, produções textuais e de peças artesanais, xilogravuras – entre outros trabalhos que evidenciam o crescimento da maior cidade do Vale do São Francisco – fizeram parte da programação da turma.
O resultado do projeto foi uma exposição realizada nesta sexta-feira (29), no prédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), com obras produzidas pelos estudantes, homenageando diferentes aspectos sociais, culturais e econômicos de Petrolina. As impressões da cidade, sua vida cotidiana, a memória afetiva e a valorização histórica estão expressas nas criações a partir da percepção de cada aluno, e tomaram forma de maquetes, painéis, cartazes, redações, músicas e colagens.
De acordo com a coordenadora da EJA, Rosangela Castro, o projeto proporcionou aos estudantes o conhecimento e valorização de Petrolina, salientando seus pontos positivos, bem como seu desenvolvimento ao longo da história. “O principal objetivo da exposição é tornar os estudantes protagonistas. A EJA é uma modalidade importantíssima e, hoje, nós estamos colhendo os frutos do empenho destes alunos”, destacou Rosângela.
A EJA em Petrolina oferece aos seus 700 estudantes metodologias diferenciadas, com a implementação de ações que incentivam o saber, além de proporcionar oportunidades de novas formas de aprendizagem, por meio da pesquisa. Essa modalidade de ensino é ofertada no município em 17 escolas da Rede Municipal de Ensino.