Nesta sexta-feira (11), data em que é comemorado o Dia do Estudante, as Prefeituras de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) destacaram os avanços educacionais dos dois municípios e reafirmaram o compromisso com a educação pública de qualidade.
Em Petrolina, a gestão celebra os avanços da Rede de Ensino que tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), na categoria das grandes cidades. Isso, segundo a prefeitura, é fruto de um trabalho feito por várias mãos e, de maneira especial, pelos mais de 56 mil alunos.
A gestão Simão Durando reitera o ensino humanizado que coloca o estudante como protagonista, focado na qualidade e em novas práticas de aprendizado; reestruturação das escolas; valorização e formação dos profissionais; acolhimento da comunidade escolar, entre outras ações que assinalam as transformações dentro e fora das salas de aula. Hoje, Petrolina tem uma educação de cara nova, que é perceptível para os pais, professores e alunos – a exemplo das 11 Escolas de Tempo Integral que foram implantadas no município este ano e tiveram 660 matrículas a mais em relação a 2022.
A prefeitura destaca que Petrolina é uma das cidades que mais investem em recursos modernos e tecnológicos para garantir a melhor aprendizagem aos discentes, como a aquisição dos projetores digitais e mesas interativas. No quesito climatização, já foram investidos mais de R$ 3,6 milhões na melhoria dos ambientes escolares. Na Educação Infantil, a gestão municipal tem garantido às mães que precisam trabalhar um lugar diferenciado para seus filhos, dotados de profissionais capacitados e com atendimento qualificado nas unidades do programa Nova Semente e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Juazeiro
Na cidade baiana, a gestão Suzana Ramos destaca que tem realizado, com recursos próprios, investimentos em novas diretrizes voltadas para a viabilização do desenvolvimento educacional, estrutural e psicossocial. Nesses dois anos e oito meses de gestão, já são contabilizadas 55 escolas reestruturadas e 10 estão com obras em andamento na sede e na zona rural. Segundo a prefeitura, mais de 60 escolas farão parte da nova composição do modelo de gestão escolar.
Além disso, iniciativas pioneiras marcam as conquistas da administração pública atual. São exemplos disso a Escola de Idiomas, que oferece o ensino de línguas estrangeiras e Língua Brasileira de Sinais (Libras), e o Espaço Humanizar, que dispõe de equipe formada por multiprofissionais com o objetivo de promover atividades que fortaleçam processos inclusivos na educação, prestando assistência aos estudantes e profissionais da educação municipal. O município também ganhou a TV Escola Juazeiro, que agora se transformou na TV Escola Web Juazeiro, fortalecendo a aprendizagem dos alunos por meio da transmissão de conteúdos educativos autorais e contextualizados.
O uso pedagógico da tecnologia também conquistou espaço de destaque nacional. Juazeiro foi a primeira cidade brasileira a receber chips com banda larga gratuita para estudantes, através do Programa Internet Brasil. Também foi a única cidade baiana escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Inovação Educação Conectada. A Educação municipal também apresentou alto desempenho na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e ganhou reconhecimento pela excelente administração financeira realizada no ensino, alcançando média dez no índice de desempenho da gestão do PDDE, sendo contemplada com a Parcela Desempenho – recurso de assistência financeira pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Programa Aprova Juazeiro, durante a atual gestão, ampliou o número de vagas do programa em aproximadamente 75%. Em 2023, ao todo 200 estudantes foram beneficiados com as bolsas de pré-vestibular e, de 2021 a 2023, mais de 200 alunos egressos do programa conseguiram acessar a universidade.