Cento e vinte professores iniciarão, a partir deste domingo (23) viagem de reconhecimento a 60 municípios integrantes das Operações Rei do Baião, Catirina e Mamoré do Projeto Rondon. As operações acontecerão entre 9 de julho a 1 de agosto deste ano, nos Estados de Pernambuco, Maranhão e Rondônia. Os professores se concentrarão nos centros regionais – Petrolina (PE), São Luiz (MA) e Porto Velho (RO) – e visitarão os municípios onde o Rondon irá atuar.
A operação Rei do Baião do Projeto Rondon será realizada no período de 9 a 25 de julho, no estado de Pernambuco. A cidade de Petrolina funcionará como centro regional desta operação. Além de Petrolina, os municípios de Afrânio, Belém de São Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Cedro, Dormentes, Exu, Floresta, Granito, Ipubi, Itucuruba, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte, Serrita, Trindade e Verdejante receberão o projeto.
O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação do Ministério da Educação – MEC. O projeto envolve atividades voluntárias de universitários visando aproximá-los da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.
O projeto empenha-se em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania e o desenvolvimento local e sustentável.


