Projeto de Pedro Alcântara obriga informar sobre risco de cárie nas embalagens de produtos

por Carlos Britto // 20 de maio de 2010 às 21:13

O deputado Pedro Alcântara (PR) deu entrada na Assembleia Legislativa da Bahia a um projeto de lei que obriga nos rótulos ou embalagens de produtos cariogênicos fabricados ou comercializados no Estado da Bahia, a informação de que o produto contém substâncias que provocam cáries, que deverá ser inserida de modo visível e ocupar uma área de no mínimo 10% da dimensão do rótulo.

 “Nossa preocupação, além de saudável, é imprescindível, quando são vistos os dados levantados pelo Ministério da Saúde. Segundo o relatório da saúde bucal do brasileiro, a cárie atinge quase 60% das crianças de 5 anos de idade. O índice sobe para 70% entre crianças de 12 anos e para 90% entre adolescentes de 15 a 19 anos”,analisa Alcântara.

Reconhecendo que houve uma grande diminuição do índice de cáries nas crianças desde a década de 90, o deputado disse que a melhoria destes índices pode ser obtida através da informação. “Segundo especialistas a redução apontada teve como fator a adição de flúor na água consumida pela população. Ocorre que outros fatores podem contribuir para a redução ou aumento de cárie, como por exemplo, a frequência de consumo de produtos cariogênicos, que é, segundo estudos, determinante para o aumento das cáries” , concluiu o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários