Novo gerente regional da Compesa promete plano de ação para Petrolina

por Antonio Carlos Miranda // 18 de abril de 2023 às 21:20

Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto

No cargo há dois dias, o novo gerente regional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Petrolina, Alexsandro Chaves, está ciente da dimensão dos problemas que irá enfrentar. As reclamações recorrentes dos moradores em relação à falta d’água, além de esgotos estourados, transcendem o município e ecoam em outros de abrangência da empresa – a exemplo de Lagoa Grande, Afrânio e Dormentes.

O desafio, no entanto, não o assusta. Servidor de carreira, ele acumula experiência de três anos na Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e outros 15 anos na Compesa, incluindo passagens pelas regionais de Salgueiro e Arcoverde.

Acompanhado do diretor regional do Sertão, Igor Galindo (o qual também já esteve à frente da Regional de Petrolina), ele afirmou ao Blog, na manhã desta terça-feira (18), que o primeiro passo é o levantamento de um diagnóstico do setor na cidade, que já começou a ser feito. “Cheguei ontem, juntei com toda a equipe e com gestor Marcelo Guimarães, que está saindo para outra missão, e recebi todas as informações”, frisou.

Apesar dos problemas no serviço de água e esgoto, Alexsandro cita números relevantes, os quais serão seu ponto de partida nesse trabalho. Segundo ele, Petrolina tem a melhor cobertura desse setor no Estado. Em relação ao Nordeste, é o quinto município. Além disso, está em 39º lugar entre os 40 do país.

Plano de ação

O novo gestor regional destacou também que seu trabalho será norteado pela governadora Raquel Lyra, a qual, na campanha eleitoral do ano passado prometeu melhorias no abastecimento d’água e saneamento do Estado. Como exemplo ele citou a criação da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, comandada por um grande especialista no assunto: o professor Almir Cirilo. Segundo Alexsandro, Cirilo é referência nacional tanto em pesquisas quanto na execução de obras, em especial a construção das grandes adutoras do Estado.

Ele ressaltou ainda que analisará o plano de metas da Companhia, fruto de um acordo firmado com o então prefeito Odacy Amorim (em 2007), e do qual rendeu obras como o Sistema Vitória. Alexsandro também pretende manter uma sintonia constante com lideranças comunitárias e imprensa, para mostrar eventuais acertos e falhas. Esse detalhe, inclusive, já vem sendo trabalho pela empresa, mas ele pretende intensificá-lo.

Além disso, Alexsandro também pretende envolver a sociedade petrolinense numa campanha de conscientização, estimulando as pessoas a descartarem materiais no lugar certo, e não nos sistemas de água ou de esgoto (como acontece com frequência).

O novo gerente da Companhia acrescentou que irá avaliar “a parte boa que existe da Compesa em Petrolina”, em termos de gestão, e verificar as necessidades de montar estratégias a partir disso. “Iniciou-se ontem essa parte do diagnóstico e, em breve, vou sentar aqui e mostrar qual o plano de ação que a gente tem para o município de Petrolina”, pontuou. A segunda parte da entrevista com Alexsandro Chaves será postada pelas próximas horas.

Novo gerente regional da Compesa promete plano de ação para Petrolina

  1. Francesco disse:

    “Segundo ele, Petrolina tem a melhor cobertura desse setor no Estado. Em relação ao Nordeste, é o quinto município. Além disso, está em 39º lugar entre os 40 do país.” Depois dessa declaração scabei de perder a esperança que algo vai mudar. Sem mexer no cerne da questão que é a Compesa arrecadar R$ 12 milhões por mês em Petrolina e investir aqui, no mesmo período, míseros R$ 250 mil, o problema vai continuar e piorar a cada ano. Pelo visto será mais um gerente que quando for embora deixará a cidade com falta de água e esgotos estourados, como foi com o anterior.

  2. Marcio Tavares disse:

    Duvido. Simples assim. Já chega com essa conversa de que a cidade é isso e é aquilo no cenário Nordestino, já demonstra que não tem pra que “melhorar”. Digo mais uma vez. DUVIDO que mude para melhor. Pode até piorar, mas melhorar duvido.

  3. Maurillo da Silva Nogueira disse:

    Deixa ele iniciar seus objetivos e suas estratégicas para tirar ou amenizar a imundície a céu aberto dos bairros miseráveis de Petrolina-PE.Ele tem o tempo dele né?

  4. Rogério Queiroz Xavier disse:

    Bom dia no meu ponto de vista em primeiro lugar manda fazer um pente fino fiscaliza os gatos de água principalmente nos condomínios minha casa minha vida é quer mais tem caixas de água derramando de dia noite ligação direta as

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários