O Parque Josepha Coelho, no bairro Maria Auxiliadora, foi mais uma vez alvo de vandalismo,com depredação de equipamentos públicos. Foram danificados os banheiros, parque infantil, bancos de concreto, portas, aspersores de irrigação e grades de proteção, além das paredes do espaço, que sofrem com pichações. O secretário Executivo de Esportes, Jerfersson Correia, lembrou que custo dos reparos é financiado indiretamente pelo cidadão, já que o dinheiro aplicado nos serviços é fruto da arrecadação de impostos. “As pessoas têm que entender que o dinheiro para a construção e reforma dos espaços públicos sai do bolso delas, dos impostos que elas pagam”, enfatiza.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes apela à população e pede que as pessoas ajudem a fiscalizar e preservar as áreas públicas. “Se cada cidadão cuidar dos espaços públicos, a população terá muitos locais para passar momentos agradáveis com a família e amigos. Além do cuidado, cada pessoa deve ser um agente fiscalizador, pois em cada parte da cidade, desde uma praça inteira até um banco, tudo é dinheiro público investido. Procuramos oferecer locais que possam ser utilizados de maneira saudável e familiar. No entanto, as pessoas devem se lembrar de que esses espaços pertencem a elas e, por isso, também são responsáveis por sua manutenção”, explicou Jefersson.
Denúncias
A prática de dano ao patrimônio público é considerada ato criminoso previsto no Art. 163 da Lei n°2.848/40 do Código Penal. Denúncias desse tipo de crime podem ser feitas ligando para a Polícia Militar, através do 190, ou para a Guarda Municipal de Petrolina no número 153.


