Procuradoria Geral Federal vai intensificar ações de combate aos acidentes de trabalho

por Carlos Britto // 28 de abril de 2010 às 09:04

acidentes trabalhoA Procuradoria-Geral Federal (PGF) em Petrolina, que responde por 38 municípios da região, vai marcar a passagem do Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Acidentes de Trabalho, nesta quarta-feira (28), promovendo uma série de ações no sentido de minimizar esse quadro.

Segundo a procuradora responsável pela PGF seccional em Petrolina, Juliana Campelo, a expectativa é muito boa para a realização dos trabalhos durante o dia de hoje, uma vez que no ano passado foram ajuizadas 350 ações em todo o Brasil durante as comemorações da data.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto colocado mundial em número de acidentes fatais do trabalho. De acordo com a Previdência Social, no país ocorre em média uma morte a cada três horas de jornada diária, sendo que os gastos que o INSS suporta em face dos acidentes de trabalho superam os R$ 10 bilhões/ano.

Por intermédio dessas ações, a PGF pretende contribuir não apenas para o ressarcimento das despesas que o INSS suporta com benefício os acidentários (nas hipóteses em que os acidentes do trabalho ocorram por culpa dos empregadores), mas, principalmente, para a redução do número de acidentes do trabalho no Brasil, visto que as condenações obtidas nessas ações têm servido de medida punitivo-pedagógica ao setor empresarial, o qual se vê incentivado a cumprir as normas de saúde e segurança do trabalho e, com isso, acaba intensificando a prevenção de futuros acidentes.

Fonte: CLAS Comunicação & Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários