Toda a tradição do Grupo de Reisado do Sítio Lambedor, comunidade que está em processo de se tornar área quilombola em Lagoa Grande, sertão do São Francisco, marcará a criação do primeiro ponto de cultura do município.
O projeto para a criação do espaço já teve o aval dos órgãos de cultura do Estado. A comunidade aguarda apenas a análise final da documentação que foi enviada via Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe) para o Ministério da Cultura para iniciar as atividades que já fazem parte do cotidiano das famílias da localidade.
O Reisado do Lambedor tem quase 300 anos e foi criado por José Borges, líder quilombola, filho do pioneiro do lugar, o escravo Isaac Borges, que chegou à região após fugir das terras em que trabalhava no interior baiano. Uma das manifestações culturais mais tradicionais do vale do São Francisco, o Reisado do Lambedor reúne 42 pessoas e além de se apresentar em Lagoa Grande, já participou de eventos regionais, como o Festival da Primavera, em Petrolina. Quem ganha com a notícia não é apenas a população de Lagoa Grande, mas todos os sanfranciscanos, com certeza.



Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a família Borges por está conquista que o reconhecimento de comunicade quilombola, ao mesmo tempo em quero lembrar que não apenas essa comunidade deve ser dada esse título assim como temos outras undidades que merece um estudo como é o caso da Roseira, Caldeirão, Cruz, Ventania e outras que não mim recordo os nomes mais que em breve estarei aqui mencionando. No demais iremos fazer esse trabalho de reconhecimento e parabenizar essa família.
Reisado do Sítio Lambedor está de parabéns, pois será o primeiro ponto de cultura do município de Lagoa Grande. Acreditamos que será o inicio de grandes outros pontos turísticos como citou o nobre Pablo.
Acreditamos na cultura da nossa gente e, acreditamos mais ainda na força de trabalho que a nossa prefeita Roze Garziera tem em prol da cultura da nossa cidade, pois cultura faz bem a alma, faz bem a todos nos.
“ Com muita cultura acreditamos que tudo vai da certo”.
ESSE FÁBIO CARDOSO BABA MUITO A PREFEITA.
E FALA QUE A PREFEITA TEM EM PROL DA CULTURA.
O QUE ELA TEM NADA. QUASE ACABA COM UMA FESTA QUE ESSE ANO FAZ 50 ANOS DE FESTA E O ANO PASSADO FOI A PIOR FESTA DOS VAQUEIROS QUE JUTAÍ JÁ TEVE ALÉM DE TUDO AINDA QUERIAM COBRA INGRESSO DAQUELES QUE IA PRA PISTA DE DANÇA.
ISSO É O QUE VC CHAMA CUIDA DE CULTURA IMAGINE DAS OUTRAS COISAS.
ABRA O OLHO RAPAZ.
Caro Fabio Babão Cardoso,
O Reizado Ou folia de reis, congos e outras danças da cultura quilombola e praticada em Lagoa Grande antes mesmo da prefeita nascer, portanto não mim venha com conversa fiada.
Borges, Manoel Bico de Galo, Zefa e João do Coelho, Abrão para que não momenta tanta injustiças todas essas
comunidade da Roseira, Caldeirão, Cruz, Ventania, Sítio Coelho, Paulista sempre fizeram parte nesses eventos, como era a festa de Nossa Senhora do Rosário.
Procure outras coisa para você puxar o saco não é a história de Lagoa Grande que você vai manchar.
Atenciosamente: Jutaí e o Pablo
Apenas falei meus nobres, que a nossa prefeita apoia sim a cultura de nossa cidade. E isso você não vai dizer que não, pois acredito também que vocês apoiam à cultura da nossa cidade. Acreditamos na melhora; nos investimentos; na determinação; na força de vontade e acima de tudo na honestidade da Senhora Roze Garziera com a nossa população.
Sinto mais do que nunca que o dever está sendo feito na gestão atual e, um dia eu E você ou melhor todos nos seremos os juizes e daremos a sentença final de aprovação do governo de Dona Roze, lá em 2012. Por lado, convidamos vocês para juntos construirmos uma nova Lagoa Grande. Ecaso eu esteja encano com a atual administração que sei absolutamente e óbvio que não estou, serei humilde suficiente para mudar minha formar de pensar e agir.
Um abraço fica com DEUS E TUDO VAI DA CERTO.
Sexta feira 09 de Julho de 2010.
A comunidade do Lambedor está de parabéns!!!
Muito boa a sua matéria… Estou fazendo minha pesquisa da pós nessa comunidade quilombola; portanto estou junto nessa luta de divulgação pois ajuda no reconhecimento da mesma. !!!
falar de cultura sem conhecimento nao tem fundamentos,o que é cultura pra voces?a cultura de lagoa grande esta despontando SIM,para que nao sabe destiguir o que e cultura? e o que é baile? e bom pesquisar mais um pouco.jutai foi teve sim um impulso cultural,houve danças culturais como o xaxado,dança do vaqueiro,aboio,leitura de cordel,pega do boi na caatinga alem do primeiro e lindo manumento historico do municipio “a estatua do vaqueiro”as bandas como forro dos play e outras nao é cultura nossa nao,entao? e melhor valorizar o que aconteceu que voce nao viu,nao prestigiou…talves os bares foi mas importante.quanto a prefeita rose garziera esta de parabéns porque na gestao dela acontece oficinas culturais de musica “violao”que atende 100 crianças,oficina de danças que atende 50 adolecentes,ela conquistou o espaço mais cultura de 265 mt ²que será o lugar de fomento da cultura,tera cinema,biblioteca,sala de dança e artesanato,auditorio multiuso e conzinha pra estimular a culinaria local,a prefeita rose tambem estimulou a criaçao de novos grupos culturais tais como o grupo stillizart,rip rop devermelhos e da escola Antonio Amorim atraves da criaçao da semana da cultura no municipio,o reizado de lanbedor tambem recebeu apoio da prefeitura,inclusive o inseçao no mercado cultural,como naçao cultural,aldeia do velho chico e outros…Esta gestao e séria e tem grande preocupaçao com a cultura porque é capaz de trasformar a todos os individuos e cidadaos mais justos,responsaveis pelo meio ambiente e pelo bem esta socio,economico,educativo e cultural.
a comunidade do lambedor é dispresada pela prefeita ela nunca ajudou no densenvolvimento da cuitura da nossa comunidade.
é verdade concordo com você se não fosse com os esforçosos da comunidade não sei o que seria de lá e graças a deus hoje é o principal centro cultural.
adoro o meu lugar sitio lambedor que saudades de la da minha mãe do meu pai e de todos do reisado do pastoril quando agente dançava era uma maravilha.