De desvalorizadas e até mesmo discriminadas, elas conseguiram grandes avanços ao fortalecer a categoria. Na próxima terça-feira (27), as empregadas domésticas de todo o País vão comemorar seu dia com dignidade. Em petrolina, a data também não vai passar batida. às 17h da terça, na sala Olímpio Costa, do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, será realizada uma palestra com o advogado do INSS, Antônio Eliomar Freire Sá, que vai prestar esclarecimentos e orientações sobre benefícios e direitos previstos em lei para a categoria.
De acordo com nota divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina, na palestra uma equipe do Ministério do Trabalho orientará os presentes sobre os direitos e deveres conferidos as empregadas domésticas.
O Dia da Empregada Doméstica é comemorado em 27 de abril por causa da padroeira das domésticas, Santa Zita, conhecida por doar comida e roupa aos pobres. Integram a categoria babás, governantas, motoristas, caseiros, jardineiros, chacareiros, vigias e faxineiras. A classe foi reconhecida por Lei em 1972 e desde 1999, dispõem de benefícios como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e FGTS.


