Índios da tribo Fulni-ô realizam apresentações em Petrolina

por Carlos Britto // 19 de abril de 2010 às 11:50

ndioOs índios da tribo Fulni-ô, de Águas Belas, localizada no agreste pernambucano, estão apresentando  danças e cânticos indígenas, além de comercializarem produtos artesanais em homenagem ao dia do Índio, comemorado hoje (19). As apresentações acontecem durante esta semana, na Praça do Bambuzinho, no Centro de Petrolina.

De acordo com nota publicada pela Assessoria da Prefeitura de Petrolina, os índios vão permanecer na cidade até o dia 24 de abril, para apresentar a cultura da tribo em escolas do município.

Já na próxima quarta-feira (21), os indígenas se apresentam às 10h no anfiteatro do Parque Municipal Josefa Coelho expondo peças artesanais. Para assistir a apresentação, os interessados podem levar 1kg de alimento não perecível, que será doado á tribo.

Os índios da tribo Fulni-ô vivem numa aldeia localizada a 500 metros do município de Águas Belas, no agreste pernambucano, são bilíngües e os únicos do nordeste a manter sua língua nativa, o Yathê. Sua subsistência é baseada no artesanato da palha do ouricuri (planta da família das palmeiras) e da criação de suínos e bovinos.

Índios da tribo Fulni-ô realizam apresentações em Petrolina

  1. Aquiles Nairó disse:

    Olá, sou índio guajajára. E a informação de que os Fulni-ô são os únicos do nordeste a manterem a língua nativa não procede. Os guajajára, kanelas, gavião, krikati, todos do Maranhão, possuem línguas próprias. Acredito que existem tribos da bahia tb q possuem língua própria.

    Grato pela atenção.

  2. Absurdo!!! disse:

    Fiquei sabendo que esse grupo veio a convite de algumas escolas, inclusive particulares. Sexta-feira 6 delas deram cano neles e os mesmos estavam “hospedados” no parque Josefa Coelho. Isso procede? É assim que recebemos tão ilustre visita? Só por que são pobres? Marecem respeito!!!

  3. Dinheiro Move o Mundo! disse:

    Respondendo ao ultimo post.
    Amigo os indios não estavam “hospedados” no Parque Josefa Coelho, e sim no Centro da Juventude, eu presenciei isto!

  4. ana fog disse:

    Essa pessoa que falou que os indios do Maranhão tem idioma proprio, prove isso. Fikei muito cuiriosa.
    Ah! …enquantos aos da Bahia, faça a mesma coisa.
    Estamos aguardando aciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários