Finalmente o consenso sobre a gestão do Hospital Dom Malan (HDM) prevaleceu entre prefeitura de Petrolina e governo do estado.
Uma reunião encerrada na tarde de ontem (13), no Recife, entre o secretário de Saúde de Pernambuco, Fred Amâncio, a secretária da pasta em Petrolina, Lúcia Giesta e representantes do Ministério da Saúde selou a questão.
Após a reunião ficou acertado que o governo do estado retoma os serviços do HDM a partir do dia 30. O prefeito Júlio Lóssio queria entregar o hospital ao estado neste domingo (18), mas ficou decidido ontem que o governador Eduardo Campos vai enviar recursos para a unidade entre os dias 18 e 30, período em que ainda ficará sob controle do município.




Parabéns, Governador Eduardo!
Imagine se todos os governantes fossem irresponsáveis. A partir do dia 18 o HDM estaria fechado. Se houvesse jogada política eleitoreira por parte do Governo Estadual, o HDM fecharia no dia provisionado pelo prefeito. O ministério público o acionaria na justiça, o prefeito seria processado, o governo do estado chegaria junto somente depois do pior. O prefeito sofreria o desgaste da sua última partícula e o povo respiraria profundo emocionado com a salvação pelo Governo Estadual. O Governo do Estado demonstra assim maturidade política, responsabilidade social e capacidade de resolver problemas. Realmente Pernambuco está entregue em boas mãos, enquanto o nosso município se encontra refém de uma administração incompetente e inconsequente.
Muito boa noticia, a que essa questao foi resolvida,agora toda Petrolina vai ter a certeza de como o governador Eduardo Campos e seu Joao Lira, estavam brincando com a saude dos Petrolinenses,sim porque, como e que ele vai explicar agora, que nao havia verba antes quando o HDM era administrado pelo municipio, e agora com a gestao do estado vai ter, e governador e cia,a mascara vai cair,so espero que para justificar a verba ele nao queira trocar o nome do Dom Malam,para colocar o nome de sua familia, porque o hospital Miguel Arraes recebe TRES MILHOES, e seu atendimento e metada do HDM, e dai vai abrir mais precedentes para todos nos petrolinenses, venham a ter, a certeza tambem que isso acontece em outros setores, ate que pontp certos politicos sao capaz de chegar para se dar bem politicamente, jogar com as vidas das pessoas,agora parabens ao prefeito Julio Lossio, que teve a coragem de enfrentar mais esse problema de frente, e mostrou que aqui em petrolina, tem prefeito com sangue nos olhos,que nunca baixar a cabeça para esse governador covarde e perseguidor,e com certeza a oposiçao nao admite, mais Julio Lossio vem tapando a boca de muita gente, mostrando que sabe administrar com coragem e firmeza, a oposiçao tenta dizer o contrario,mais contra fatos, nao ha argumentos.
Tranquilo, se Pernambuco está entregue em boas mãos, eu não sei, mas gostaria que vc perguentasse aos Professores da rede Estadual, outra cois, por que só agora é que ele vai enviar recursos.
Marco Antonio, você deve ser mesmo uma topera, você não entende mesmo é de bulufas nenhuma, pra refrescar tua cabeça, ou tu aprender um pouquinho deixa eu dizer como funciona as verbas públicas da saúde.
O Hospital Dom Malan, quando foi municipalizado em 1993, o dinheiro do Ministério da Saúde que antes ia para o governo do Estado, passaria a ser direcionado diretamente à Prefeitura de Petrolina, onde o Prefeito também passaria a ser o gestor desses recursos. E assim foi feito
Por esses 17 anos.
O Prefeito Júlio Lóssio, como só sabe administrar a clinica dele, não entende nada de administração pública, não está sabendo como administrar a saúde de Petrolina e se queixa que o Hospital é do governo do Estado. Primeiro deixa o Hospital virar uma espelunca de terceira categoria, por incompetência e agora você vem com esse papo furado que o governo foi omisso.
rapaz vai aprender como funciona as coisa pra depois tu falar.
muito bem OBSERVADOR, concordo com vc.
Meu Deus, como o fanatismo político deixa as pessoas burras, cegas e mudas.
Minha gente, vamos nos informar, ter conhecimento e sermos racionais nos nossos julgamentos, vamos colaborar, contribuir, não ficar “puxando o saco” desses políticos que só se elegem e trabalham em benefício próprio.
Vão cuidar da vida de vocês, da família de vocês e acima de tudo aprender a escolher seus representantes, ou seja, APRENDER A VOTAR.
Criticar é muito fácil, agora ter disponibilidade, interesse e boa vontade pra contribuir, isso ningurm tem.
É desgastante e irritante ler os depoimentos deixados por algumas pessoas que insistem em dar atestado de “burrice”.
Para esses fanáticos “babões”, acredito ser muito cedo para tanto intusiasmo e confiança. Deixem o Estado (Eduardo Campos) começar a administrar, ver resultados e depois comemoramos.
Torcemos para que tudo seja feito corretamente e a população satisfeita.
Ao invés de ta puxando o saco do governador, vá colabrorar pra ela ser feliz na administração do HDM.
Vamos ver se a coisa funciona com O governador Eduardo pois até agora não funcionou com nenhum, nem com o IMIPe sem essa de dizer que o Prefeito é o unico responsavel!!! Parabéns Prefeito fez a coisa certa entregar para quem tem dinheiro….
OBSERVADOR topeira eu nao sou, como tenho certeza que voce tambem nao e, voce pode ser CEGO, fale sobre a contrapartida do governo ou voce quer me contradizer e provar que e uma MULA TROPEIRA,eu nao quero acreditar, voce pode me dizer se entrava ou nao, uma CONTRAPARTIDA do governo para o IMIP, sua tropeira voce quer negar isso para o povo, o Dom Malam o estado fez quetao de municipalizar, porque nao gera renda para o governo, porque nao municipaliza a compesa, que arrecada mais de trinta MILHOES POR ANO AQUI EM PETROLINA, e quando vem anuciar um investimento de NOVE MILHOES, fica achando que estar fazendo uma coisa do outro mundo, sim esqueci da tropeira, quanto ao seu governador eu quero ver ele administrar o HDM, somente com a verba federal,OBSERVADOR voce tem quer ir ao OFTALMOLOGISTA, voce conhece algum, eu sei voce que voce e cego, e nao e nao sabe,vou lhe indicar um exelente, um dos melhores do BRASIL, o prefeito de Petrolina Dr.Julio Lossio, OBSERVADOR e duro admitir que o nosso prefeito e muito competente, estar matando a oposiçao de ODIO,seja forte, que ele ainda nao fez nem metade, do que ele e capaz de realizar de bom para toda a nossa Petrolina,AGORA PETROLINA AVANÇA.
Não adianta dialogar com lulistas, mas vamos lá. A constituição reza que é obrigação da UNIÃO E DO ESTADO-FEDERAL apoiar “financeiramente (grana, dinheiro, verba) a saúde nos municípios, para investimentos, custeio, coisa que a União faz, mesmo que parcialmente. Já o Estado não cumpre o que determina a Constituição (também não cumpre com a Constituição o Ministério Público, que em Petrolina só sabe fazer politica, e que eu saiba, nunca entrou com uma ação para obrigar o Estado a colocar verbas na saúde de Petrolina).
É mentira que o Estado entre com 500 mil reais mensais no HDM. Essa contabilidade é feita com os salários dos servidores estaduais que até hoje trabalham no DOM MALAN. Não tem nada com investimentos, custeio…nada. E no dia que todos se aposentarem o Estado não taria colocando nenhum centavo no HDM, leve se encontra que não faltaria muito pra isso acontecer, uma vez que tem 17 anos que o HDM foi passado para Petrolina, ou seja, o mais novo servidor estadual tem no mínimo 17 anos de Estado,
Resumindo, esse papo do Estado entrar todo mês com 500 mil no HDM é mentira!
O que o município cobra é dinheiro pra custeio e investimento, dinheiro esse que o Estado não manda, pois o mesmo só se preocupa com a saúde de Recife.
Adalberto Lacerda, O Sr. falou 1kg e não explicou 1g.
Concordo com o Marco Antonio. Se agora vai ter dinheiro, isso quer dizer que, antes ele era retido propositalmente pelo Estado/Governo.
E fica ainda mais claro que por todo esse tempo o Estado/Governo fez jogo/oposição à Prefeitura de Petrolina. Segurou os recursos e deixou o caos prevalecer dentro da cidade para que os “juizes” de plantão pudessem apontar o(s) culpado(s) e assim eles pudessem aparecer como os salvadores da pátria.
“Será um avião?! Será um passaro?! Não! é o Eduardo Campos.”
Certo, admito que foi uma boa jogada Governo do Estado, mas também uma foi puta safadeza com o povo Petrolinense.
Por que a política no Brasil é assim: os palhaços não são os Governantes, e sim seus ELEITORES. Engraçado que ainda vem gente dizer que o HDM vai ser entegue em boas mãos. Piada! Esse povo se faz de cego.
A situação da saúde do Estado é a mesma, veja Recife. Se eles, lá, não conseguem ser organizados, imagine aqui no sertão!
A eleições vem ai e a compra de votos também. E tudo me parece que o investimento vai ser forte. Afinal, pra isso nunca faltou recurso, não é?!
Abraço à todos!
Pelo visto este Marco Antônio é dentista. Então ele não tem condições de diagnosticar seu problema como sendo cegueira. E ele é mala. Veja que lhe está mandando para um oculista de incompetencia perigosa. Não vá. Este oculista é doido.
Este Petrolinense de Coraão é tampa. Dizer que o Ministério Público de Petrolina somente sabe fazer política ou é muito doido ou muito forte, porque o Min. P. pode conseguir a identificação deste blogueiro e lhe dar uma lição. No dia que for processado o primeiro blogueiro que se esconde atrás do pseudônimo, para desacatar autoridade, neguinho vai pensar duas vezes antes de fazê-lo.
O prefeito ta de parabens e tome no governador sua bomba que já era sua. Tou doido, tou doido.
Mt bom para a cidade, uma vez q os hospitais daqui atendem uns 70 municipios, portanto como é uma questão regional quem deve assumir é o Estado.
Ps. Só quero lembrar a todos q a saúde daqui nunca foi uma maravilha, só q não havia chegado a tão grave situação pq somente havia na cidade um hospital, e depois de 2008, com uma manobra explicita d epoliticagem de um certo político criou-se mais uma hospital (traumas) sem q houvesse previsão orçamentária, e muito menos dinheiro.
LEIS DO SUS
1 – Constituição Federal Seção II. da Saúde.
Documento na integra…
Art. 196, 197, 198, 199, 200
Assistência à saúde por parte do estado e o direito de todos. Regulamentação, fiscalização, controle, execução. O Sistema Único e suas diretrizes. O direito de assistência à saúde por parte da iniciativa privada. As competências do SUS nos temos da lei.
2 – Lei Orgânica da Saúde/nr. 8080, de 19 de Setembro de 1990.
Documento na integra…
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e das outras providências.
Art. 1oº Esta lei regula, em todo território nacional, as ações e serviços de saúde, executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.
3 – Lei No 8142, de 28 de Dezembro de 1990.
Documento na integra…
Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e das outras providências. (Conferência de Saúde, Conselhos de Saúde, Recursos – Fundo Nacional de Saúde).
4 – Decreto No 99.438, de 07 de agosto de 1990.
Documento na integra…
Dispõe sobre a organização e atribuições do Conselho Nacional de Saúde, e das outras providências.
tanto é doido esse tal de Marco Antonio, como também esse prefeito que esta brincando de ser politico. Cai na real prefeito pede pra sair antes que vc acabe de vez com nossa cidade.