
Várias atividades vão marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (7).
Em Petrolina e Juazeiro a população terá acesso a vários serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial, palestras sobre tabagismo, drogas, entre outros temas.
“Faremos um evento na Praça da Misericórdia, das 8h às 16h. Um dia de promoção a saúde com prevenção, porque entendemos que saúde deve estar aliada a qualidade de vida, e não ausência de doenças”, destacou o coordenador do evento em Juazeiro e fisioterapeuta Orlando Freire, no programa Carlos Britto no Ar de ontem (6) pela Grande Rio AM.
Orlando ainda ressaltou que é necessário aliar educação a saúde. “É preciso mais campanhas educativas sobre como prevenir os focos de dengue e como manter uma dieta alimentar saudável”.
Em Juazeiro o tema saúde será discutido durante esta semana. Nesta sexta-feira (9) e sábado (10) acontecerá na Universidade Federal do São Francisco (Univasf), no Complexo Multieventos, a I Conferência Interestadual de Saúde Mental do Submédio São Francisco. “Toda a região está convidada, esperamos contar com a presença de vários municípios como Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Afrânio, Dormentes”, enfatizou a supervisora do Núcleo de Saúde Mental de Juazeiro, Cilene Duarte, outra convidada do programa Carlos Britto no Ar.
“O nosso propósito é prevenção e promoção a saúde. O hospital Nossa Senhora de Fátima, os dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Residência Terapêutica atendem o município no apoio a saúde mental. Mas ainda faltam profissionais capacitados, como mais psicólogos com experiência em CAPS e médicos psiquiatras”, finalizou Cilene.


