O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma longa entrevista na noite de ontem (4) à equipe de jornalistas da Band, o Canal Livre. Foi uma conversa recheada dos mais diversos assuntos.
Mas um deles, em especial, preocupa. E muito. Ao tocar sobre a saúde pública, Lula lembrou a derrrubada da CPMF pelo Senado, no início da gestão do seu segundo governo, que impediu a entrada de nada menos que R$ 40 bilhões para suprir as necessidades do setor.
O presidente comentou sobre as dificuldades que teve, a partir disso, para gerir os intermináveis problemas no sistema de saúde pública do país. E pior: disse que quem vier depois dele, vai sofrer para conseguir dinheiro e investir em saúde. Em outras palavras, os futuros (e atuais) governantes nas três esferas de poder terão um abacaxi ainda maior nas mãos para descascar.
Em Petrolina, por exemplo, onde pululam denúncias quase todo santo dia sobre a péssima qualidade dos serviços do Hospital Dom Malan (HDM), Lula parece ter jogado uma pá de cal ao afirmar tal fato.




Conversa pra Boi Dormir Sr. Presidente, para quem não sabe a verba para a Saúde já está no Orçamento da União.Para tentar resolver o problema da Saúde é simples, o dinheiro do mensalão,da cueca, e outros escandalos do governo do PT ajudaria bastante na saúde.
Presidente o Sr. não me engana.
Muitas vezes o problema não é so “a falta de dinheiro” e sim de administradores que tenha a coragem e competencia para administrar as verbas federal e buscar novas parceirias como complemento administrativo… Hoje se o HDM esta com dificuldades enormes, isso se deve as pessoas sabias que temos e colocamos no poder, que decidiu por vontade propria e não ouviu a população em pesquisas verdadeiras e foi simplesmente “expulsando” o IMIP de Petrolina e hoje estamos vendo que era o IMIP que estava sendo a salvação da saude e tento uma boa administração, tanto é, que em Juazeiro o IMIP esta pondo ordem na saude publica do municipio e com isso nos deixando a pensar, quem realmente é o culpado ou o “burro” na forma de administrar petrolina, pois temos que lembra que se a verba esta pouca, então que se solicite mais ao Governo Federal e não simplesmente jogue a culpa no Governo e com isso esquecemos de quem realmente administra a verba em nosso municipio, que é o DR. JULIO…
Existem Deputados, Governadores e Senadores, é justamente para ajudar na capitação de recursos federais e destina los para a Saude no municipio, mais não temos culpa se o Dr. não tem influencia em Brasilia, então Dr. se articule melhor na esfera federal ou simplesmente “ENTREGUE” o cargo de Prefeito.
… impediu a entrada de nada menos que 40 bi para suprir as necessidades do setor …
Isso é uma inverdade !!!
O senhor Presidente da República sabe, o seu ministro da fazenda sabe, o seu líder do governo no senado e na câmara tambem sabem, que o recurso arrecadado com a CPMF desde os tempos de Dr. jatene não são empregados na sua totalidade na área da saúde ! Basta levantar os dados no SIAFI ou no endereço: http://www.camara.gov.br – orçamento brasil !
Do ano em que foi criada, até a data em que foi extinta ! salvo engano, a aplicação na saúde não chegava a 20 %…. o resto era recolhido ao ao tesouro para cumprir o famoso superávit primário !!!!
Por favor Lulinha paz e amor , vossa execelência assim como eu, sabe que o Serra tem a competência suficiente para reverter essa situação… Adiante !