O setor de Vigilância em Saúde de Juazeiro (BA) na atual gestão analisou os números do novo coronavírus (Covid-19) na cidade, especificamente no último dia 31 de dezembro, que contabilizam os testes realizados no dia anterior. Depois de receber a notificação de 2.188 novos casos de Covid-19 somente no dia 29, a equipe técnica decidiu analisar esses dados e constatou que os números não batiam com as autorizações de testagem.
“Nós tivemos a boa-fé de acreditar nos dados que nos foram passados pela gestão anterior, mas com o número de casos tão alto num único dia, decidimos investigar”, explicou o secretário de Saúde, Fernando Costa.
Os dados são colocados em um sistema informatizado e compartilhados pela equipe técnica da Vigilância em Saúde. Esse compartilhamento denunciou o número alto de testagem e a possibilidade de duplicação dos dados, já que os boletins de acompanhamento da Covid-19 são elaborados diariamente pela Secretaria de Saúde. “Os mais de 2 mil testes feitos em outros períodos e que já faziam parte das estatísticas foram novamente inseridos no sistema. Os números chegaram a 9.882 casos no dia 31 de dezembro por causa do erro. Foi através do sistema de notificação do Ministério da Saúde que esclarecemos a duplicação nos números“, esclareceu a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina de Moraes Morgado.
Revisão
Todos os dados foram revisados e comunicados ao Ministério Público da Bahia (MPBA), que acompanha a ocupação dos leitos nos hospitais de Juazeiro. De acordo com o boletim de ontem (4), Juazeiro tem no momento 7.182 casos confirmados, 5.527 recuperados, 20.889 descartados e 135 óbitos. Os casos ativos fizeram parte da contagem errada no dia 29 de dezembro. O Blog reserva o espaço para algum representante da administração passada se pronunciar sobre o assunto.


